Circuit Wizard – Um novo e revolucionário simulador

Após o advento dos simuladores para circuitos eletrônicos, houve um grande avanço na área tecnológica. A elaboração de projetos tornou-se muito prática, minimizando tempo e custo.

Porém, existe uma grande variedade de softwares que podem ser aplicados à simulação de circuitos e, com isso, surge a dúvida de qual o melhor programa a ser utilizado. Embora, nos dias de hoje, torna-se imprescindível ao profissional do ramo da eletrônica conhecer outros simuladores.

Dentre os “softwares” de maior destaque, encontramos o Multisim da National Instruments, uma das ferramentas mais populares entre os projetistas de circuitos eletrônicos.

Diante das inovações, não podemos deixar de destacar a tecnológica CAD/CAM, que corresponde à integração das técnicas CAD e CAM em um sistema único e completo.

O termo CAD (Computer Aided Design – Desenho Assistido por Computador) pode ser definido como sendo o processo de projeto que se utiliza de técnicas gráficas computadorizadas, através do uso de programas (software) de apoio, auxiliando na resolução dos problemas associados ao projeto.

A sigla CAM (Computer Aided Manufacturing – Fabricação Assistida por Computador) refere-se a todo e qualquer processo de fabricação controlado por computador.

Com a associação da tecnologia CAD/CAM, projetamos um componente na tela do computador e transmitimos a informação por meio de interfaces de comunicação entre o computador e um “hardware”.

Utilizando esses sistemas, reunimos a execução de diversas atividades relacionadas ao processo produtivo, compreendendo desde o projeto mecânico (CAD) até a geração automática das trajetórias das máquinas CNC (CAM).

O simulador Circuit Wizard, desenvolvido pela empresa britânica NWC (New Wave Concepts), é um novo e revolucionário sistema que combina design de circuitos, elaboração de layouts de circuito impresso (PCI), autorroteamento, visualizador 3D real, uma extensa biblioteca com mais de dois mil componentes analógicos e digitais, simulação e CAD/CAM em um pacote completo.

 

PIC Microcontroladores utilizando o Circuit Wizard

PIC Microcontroladores utilizando o Circuit Wizard

 

Ao utilizar o Circuit Wizard, mesmo que não haja um “hardware” utilizando o microcontrolador Genie (que é um sistema de programação de microcontroladores de baixo custo projetado exclusivamente para educação) para testar o protótipo do circuito, é possível efetuar a simulação utilizando as placas (microcontroladores) via software disponíveis no programa.

Microcontroladores disponiveis no Circuit Wizard

Microcontroladores disponiveis no Circuit Wizard

 

Os microcontroladores podem ser programados em um fácil ambiente de desenvolvimento, onde é possível escrever o código para a placa.

Código de programação de um microcontrolador

Código de programação de um microcontrolador

Linguagem de Programação em Fluxogramas

Linguagem de Programação em Fluxogramas

A Render Multimídia, possui diversos cursos na área de eletrônica, entre eles podemos destacar Circuit Wizard Fundamentos, Projetos Eletrônicos com Transistores e CIS e Desenvolvimento de Circuito Impresso no Circuit Wizard, que ensinam de forma fácil e prática a utilizar diversos recursos do programa.

Com esses cursos, você terá os conhecimentos necessários para um bom embasamento teórico e prático sobre o Circuit Wizard, podendo prosseguir com seus estudos e competir com um grande diferencial no mercado de trabalho!

 

Links e imagens dos cursos e vídeo

O acesso ao Circuit Wizard está disponível em: http://www.new-wave-concepts.com

A aquisição do mesmo pode ser efetuada pelo site: www.maplin.co.uk

 

Nelson Vicente Soares
_______________________________________
Técnico em Eletrônica e Analista de Sistemas

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.