Como Utilizar o Simulador Eletrônico Online Circuit Lab

Na eletrônica é comum nos depararmos com problemas em hardwares durante o desenvolvimento de diversos projetos.

Antes de validar algum circuito, recorremos ao uso de simuladores para minimizar possíveis erros que possam ocorrer na hora de montar um aparelho.

No mercado, existem vários simuladores e o Circuit Lab é uma ferramenta interessante, online e que não requer instalação, possibilitando  o uso diretamente no seu navegador.

Com ele é possível fazer esquemas elétricos e eletrônicos, simular e, ainda, salvar e compartilhar os trabalhos feitos.

1

Circuito eletrônico no Circuit Lab

No próprio site do Circuit Lab existem vários exemplos de circuitos já elaborados e outros que você pode criar e salvar utilizando uma conta pessoal.

2

O tempo que uma simulação decorrerá pode ser modificado por meio da caixa de ferramentas, a qual está localizada do lado esquerdo do programa. Além disso, os processos de simulação e ajustes são apresentados nesta paleta.

3Sincronismo do tempo de simulação

4

Dados coletados de um circuito

 

Na caixa de ferramentas estão disponíveis todos os símbolos do Circuit Lab. Esta caixa aumenta a cada dia, com novas atualizações feitas pela equipe de desenvolvimento. Um recurso significativo é a capacidade da caixa de pesquisa de fazer o auto reconhecimento dos valores de resistência e capacitância.  Por exemplo, ao digitar um valor de resistor de 100K, automaticamente, o programa gera um resistor de 100 KOhms.

5

O programa possui conexões apropriadas para mostrar quando os fios se cruzam ou estão conectados, assim fica mais fácil de entender se os componentes se entrelaçam ou não. Estes pontos aparecem quando três ou mais linhas (fios ou terminais de componentes) se cruzam em um único ponto:

6

Para a impressão, os esquemas podem ser transformados em PDFs com alta qualidade nas imagens tanto no papel quanto na tela. É possível a inclusão de imagens em formato png de qualquer tamanho em documentos como Microsoft Office, OpenOffice / BrOffice ou Google Docs. Além disso, há os formatos para publicação: EPS, SVG e SVGS.

7

O Circuit Lab também possui uma tela gráfica onde podemos visualizar os sinais gerados pelo circuito, similar a um osciloscópio. Com isso, podemos nos certificar se o aparelho a ser montado funcionará corretamente.

8

9

Dúvidas e outras informações acerca do Circuit Lab podem ser publicadas no fórum: https://www.circuitlab.com/forums/

Para conhecer um pouco mais sobre simuladores eletrônicos e recursos avançados, visite o site da Render onde você encontrará diversos cursos com informações práticas e conceituais muito úteis para este assunto.

 

Nelson Vicente Soares
_______________________________________
Técnico em Eletrônica e Analista de Sistemas

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.