Usando o Revit MEP para modelagem e fabricação de dutos

O Revit é uma ferramenta útil no setor de AEC desde que foi introduzido. Ele efetivamente permitiu que as organizações minimizassem as possíveis preocupações no local e ajudou a reduzir o custo geral do projeto. O Revit MEP cobre todos os principais serviços, incluindo a modelagem de dutos, que é o assunto deste artigo específico e, especificamente, como ele é usado para modelagem e como agora está sendo usado para fabricação.

Concentrando-se em primeiro lugar no duto como uma disciplina, é uma característica essencial Projetos de design do MEP pois facilita o aquecimento, a ventilação e o ar-condicionado (HVAC) para regular o fluxo de ar e manter a qualidade aceitável do ar interno, além do conforto térmico.

O trabalho do duto é essencialmente fornecido em três tipos de forma – circular, elíptico e retangular e são projetados para serem montados em níveis variados de elevação. O Revit forneceu uma variedade de opções em sua atualização mais recente para modelos de dutos de projeto, mas existem muitos desafios ao modelar dutos no Revit. A canalização é única no design de cada uma das estruturas e todos os elementos expõem diferentes desafios ao projetar. Os modeladores de serviços BIM devem criar modelos de dutos para acomodar esquadrias, janelas, acessórios e roteamentos complexos. Também é necessário que tomadas específicas sejam projetadas para que o duto se encaixe nas tomadas, além de deixar espaço adequado para os requisitos elétricos e hidráulicos.

Além de diferentes formas, o duto também deve ser modelado em diferentes tamanhos, para atender aos requisitos de projeto, além de fatores como fluxo de ar e modo de descarga ou exaustão. Um duto de tamanho grande pode apresentar desafios de projeto, como a falha em atender aos requisitos elétricos e hidráulicos, e o duto de tamanho menor pode resultar em uma falha de projeto grave e pode não ser capaz de reter a quantidade desejada de fluxo de ar. Os modeladores de canalização normalmente modelam para um alto nível de detalhe (LOD), normalmente no LOD 300 e cada vez mais no LOD 350.

Embora seja apenas um componente de Modelagem de condutas de projeto MEP requer entradas de especialistas e planos de layout precisos para criar uma rede de condutos sem conflitos para projetos de construção e engenharia. Isso pode acomodar perfeitamente encanamentos e linhas elétricas sem causar alterações caras no projeto no nível da construção. Antes do Revit, o setor usou o AutoCAD MEP, uma ferramenta 3D, além de outras ferramentas e complementos especializados, como o CAD Duct, para criar modelos de dutos. Quando o Revit foi introduzido, havia vários déficits e áreas incompletas para serviços mecânicos e, de fato, para dutos. No entanto, versões posteriores trataram de déficits anteriores e a ferramenta está em um estágio em que pode ser usada para um projeto detalhado para enfrentar os desafios e requisitos já descritos, mas também para interagir com os detalhes do nível de fabricação, que serão discutidos mais adiante.

Além da capacidade de modelagem, o Revit também oferece outras vantagens, como fornecer decolagens de quantidade em um estágio inicial, o que ajuda a evitar alterações dispendiosas no projeto na parte posterior do processo de design e fornece quantidades precisas para dutos, isolamento e outros materiais. Embora os modelos de dutos sem costura sejam preparados usando o Revit, a funcionalidade dos arquivos de design em outras plataformas permaneceu limitada. Por exemplo, quando os arquivos de modelo de dutos projetados no Revit precisavam ser usados ​​para fins de fabricação em software relacionado, devido à sua incompatibilidade com esses softwares, os layouts de dutos precisavam ser remodelados, levando a atrasos e a um processo de fabricação mais caro, resultando em erros de fabricação que podem ter implicações negativas durante a montagem do duto.

Para superar as limitações de fabricação, a Autodesk atualizou os recursos do Revit para modelagem de dutos desde sua versão 2017. A partir do Revit 2017 temos ferramentas para projetar a fabricação de dutos. Isso permite que designers e modeladores criem modelos, layouts e designs de dutos para todo o ciclo de vida do projeto, incluindo equipes de fabricação. Os arquivos com maior compatibilidade com ferramentas de fabricação, como a FABMEP, ajudam os designers e modeladores a projetar condutas de maneira uniforme em várias plataformas e salvar o projeto em um único arquivo sem afetar o design real. Historicamente, esse nível de interoperabilidade não é experimentado desde o design, detalhamento e, finalmente, até a fabricação e, no futuro, o gerenciamento das instalações.

Em resumo, o Revit MEP é uma ferramenta estabelecida para modelagem de dutos e aborda os elementos principais de um sistema de dutos e permite a emissão de um conjunto razoavelmente sólido de desenhos de projeto. O desafio para a fabricação do Revit sempre foi uma preocupação e, como discutido brevemente, a Autodesk já vem lidando com isso e estamos vendo finalmente a interoperabilidade da fabricação. Além disso, o Revit está trabalhando mais de perto com as ferramentas de fabricação e, portanto, o setor de fabricação agora está começando a adotar os modelos do Revit de uma maneira que nunca havia sido experimentada anteriormente. Isso certamente significará projetos precisos, entregues com mais rapidez e, portanto, com mais eficiência – ajudando a reduzir custos e melhorar os prazos no setor de engenharia e construção.

Veja nossos cursos de Revit: https://www.render.com.br/cursos/revit

Artigo escrito por: Kuldeep Bwail

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Participe da nossa lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do nosso blog.

Você se inscreveu com sucesso!