Temos o prazer de anunciar que Polipol adotou vários produtos do portfólio Siemens Xcelerator como parte de sua transformação digital. Novas ferramentas disponíveis para a Polipol significam que eles estão em uma posição privilegiada para repensar seu processo de desenvolvimento desde o conceito até a experiência do cliente.
Além disso, a Polipol está pronta para mudar seus métodos de produção, combinando a artesania tradicional com tecnologias do futuro.
Quem é a Polipol?
A Polipol é uma empresa europeia líder em móveis estofados com sede na Alemanha. Fundada em 1990, a empresa conta com 8000 funcionários em 9 locais internacionais, tendo um faturamento superior a 500 milhões em vendas anuais.
Um diferencial da Polipol é que seus produtos estão enraizados na artesania tradicional; trata-se de criar produtos com emoção. Seja na sua distinta linha de sofás, nas camas chamativas ou nas cadeiras únicas, o objetivo é criar produtos com verdadeiro conforto e identidade.
Por que iniciar uma jornada de transformação digital?
A mudança sempre surge da identificação de um desafio-chave. Para a Polipol, eles reconheceram que as demandas dos clientes estavam criando complexidades adicionais nos produtos, enquanto a colaboração entre locais também estava impactando a produtividade.
O ponto de virada foi a percepção de que tradição e artesanato sozinhos não são suficientes no mercado acelerado de hoje. Como resultado, ficou evidente que uma mudança digital era necessária, com a necessidade de colaborações mais inteligentes e tempos de desenvolvimento mais rápidos.
Gerenciando um portfólio diversificado de produtos com Designcenter NX e Teamcenter
A jornada criativa da Polipol para novos produtos começa no software Designcenter NX™. Cada componente, produto, estrutura, forma, tecido e ajuste é representado digitalmente até o menor detalhe, usando uma variedade de ferramentas dentro do Designcenter NX. Mas não para por aí; esses modelos são enriquecidos no software Teamcenter® com requisitos de produto, definições de materiais e metadados, prontos para consumo posterior.
A importância da Engenharia Imersiva
No cerne da mudança digital da Polipol está a Engenharia Imersiva, criando um ambiente que permite interação fotorealista com seu extenso portfólio de produtos. Usando um designer imersivo no display montado na cabeça da Sony (HMD), todos os membros do processo de design podem explorar proporções, materiais e texturas visíveis, tornando a ‘alma’ dos seus produtos visível mesmo antes de serem fisicamente construídos.
Desde o momento em que usei a Engenharia Imersiva, achei que era muito intuitivo. Não estou mais usando meu mouse e teclado; agora tenho a oportunidade de criar os móveis com minhas mãos

Sophia Schnute, Desenvolvedora CAD Polipol
E o resultado?
Combinar essas ferramentas Siemens Xcelerator está preparando a Polipol para o futuro, criando uma ‘fonte central de verdade’. Metadados para todos os 500+ produtos no portfólio da Polipol são mantidos em um único ambiente.
Além disso, os benefícios tangíveis incluem a capacidade de economizar nos custos de desenvolvimento por modelo, maior controle sobre as iterações de mudanças de design e, em última análise, o tempo de desenvolvimento para os modelos está sendo drasticamente reduzido. É um fluxo de trabalho digital para o futuro, permitindo melhor transparência do trabalho e alta qualidade de dados desde o início do processo de produção.
Aprenda mais sobre NX: https://www.render.com.br/cursos/nx
Artigo escrito por: Jamie Tyler

