Montando um Oscilador de Onda Quadrada Ajustável

Um oscilador de onda quadrada pode ser utilizado para diversos tipos de aplicações na eletrônica, sendo também um equipamento ideal para a realização de testes em diversos tipos de circuitos.

Utilizando o circuito integrado (CI) 555, podemos elaborar um oscilador de onda quadrada que gere diversas frequências com valores ajustáveis.

No esquema mostrado, logo abaixo, temos um Oscilador de Onda Quadrada que gera sinais entre 1 Hz a 100 kHz.

oscilador_de_onda_quadrada
Oscilador de Onda Quadrada com CI555

No seletor de frequência podemos utilizar uma chave de 6 posições ou mesmo interruptores individuais para ajustar cada frequência.

Nos terminais Probe e Ground podemos utilizar duas pontas de prova, as mesmas utilizadas em multímetros, para injetar o sinal de onda quadrada ao circuito em teste.

Abaixo, vemos o circuito já montando em uma placa de circuito impresso. Os resistores utilizados podem ser de 1/8 de potência.

Circuito montado na PCI
Circuito montado na PCI

Este circuito pode ser utilizado para substituir o Gerador de Funções, para aplicações de sinais de ondas quadradas em circuitos eletrônicos.

No curso Projetos Eletrônicos com Transistores e CIs da Render, são disponibilizados diversos projetos eletrônicos para análise, montagem e elaboração de circuitos.

 

Nelson V. Soares
___________________
Autor e Instrutor Render

Compartilhe e curta!

Este post tem 7 comentários

  1. Marco Antonio Paes

    Um ferramenta bastante útil. Montei e funcionou perfeitamente.

    Grato ao pessoal da Render.

  2. Otavio

    Vc sabe se esse tipo de circuito é vendido comercialmente?

  3. Nelson

    Olá Otávio. Sim, na Internet você encontra vários circuitos semelhantes a este, com frequências variáveis.

    Abraço.

  4. Wengel Silva Pinto

    show de bola

  5. Sérgio Ferreira

    Nelson, me tira uma dúvida, no caso cada canal de saída vai trabalhar na frequência especificada, o GND é o pino que fica próximo as conexões da bateria de 9V no exemplo da tua placa?

  6. Nelson

    Oi Sérgio Ferreira, desculpa a demora. Não fui notificado sobre sua pergunta. Mas respondendo agora, sim, cada canal de saída terá um frequência específica conforme mostrado no diagrama. Quando ao GND, seu raciocínio está correto. Abraço.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.