Estabilizador de tensão: usar ou não usar em seu computador?

A resposta de pelo menos 90% dos usuários de computador é a mesma:  sim, devemos utilizar, pois ele estabiliza a tensão e protege o computador.

Estabilizador vs Fonte

A função do estabilizador é essa mesma, na teoria. Porém na prática ele não serve pra “nada”. Ok, Ok, pra nada não, ele serve pelo menos como um extensor de tomadas.

Bom, mas nem sempre foi assim. As fontes antigas conhecidas como padrão AT, não eram tão eficientes como as atuais, por isso era necessário a utilização de estabilizadores, esse é um dos motivos desses aparelhos serem utilizados até hoje.

Mas, com a criação das fontes padrão ATX, a utilização dos estabilizadores não se faz necessária. O motivo é bem simples: essas fontes já conseguem estabilizar a tensão por si só, e com muito mais eficiência que um estabilizador.

As fontes trabalham com uma faixa de frequências de 50 a 100kHz, ou seja, quando há uma oscilação na tensão, a fonte gasta entre 10 e 100 microssegundos para identificar e corrigir.

Esse tempo de demora é extremamente maior em um estabilizador, isso ocorre porque estabilizadores trabalham com Chaves Eletrônicas ou Relés Eletromecânicos, por isso, você pode ouvir alguns “tec tec tec” em seu estabilizador,  o que indica que ele está trabalhando para tentar estabilizar a tensão.

Então, quando a tensão oscilar, o estabilizador vai perceber que ouve uma oscilação somente depois que a fonte já fez a correção, e se essa oscilação for pequena, o estabilizador nem vai perceber.

Mas será que tem algo positivo em utilizar o estabilizador? Bom, podemos dizer que sim, pois muitos eletrônicos importados, como impressoras, Home Theater e monitores,  têm entrada de energia de 110V e são usados em localidades em que a Rede é de 220V. Nestes casos o estabilizador pode servir como um “transformador de tensão”.

Você pode pensar também que devido o Estabilizador possuir um Fusível de proteção, ele possa ser uma boa alternativa para garantir que seu computador não vá queimar caso ocorra um grande pico de energia. Sim, essa é uma vantagem. Mas, o Estabilizador pode ser substituído por um Filtro de Linha, que também faz essa proteção e não atrapalha a fonte de alimentação na hora de Estabilizar a Tfensão.

Certo, mas então o que devemos utilizar para melhorar a proteção do computador? A alternativa que funciona é utilizar No-Breaks, porém, infelizmente o custo é mais alto.

No-break tem proteção contra oscilação de tensão e também contra a queda na energia. Ainda assim eles só serão exigidos em locais onde a Rede é muito instável, causando grandes surtos de sinal, que podem danificar o Computador. Caso contrário, ligar o Computador direto na tomada, com a Fonte devidamente ajustada para a tensão da sua Rede não trará nenhum mal ao seu equipamento.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.