Tutorial: Como converter SVG para DXF

A compatibilidade com a Web de formatos de arquivo – em termos de tamanho de arquivo – é uma consideração importante para desenvolvedores da Web, principalmente porque o carregamento de arquivos grandes usurpa muitos recursos. Além disso, quando o formato do arquivo não é afetado pela ampliação ou zoom in/out, isso é uma vantagem adicional. No SVG, desenvolvedores da Web e outros usuários, como engenheiros, designers e arquitetos, encontram um formato de arquivo que incorpora essas duas características e muito mais. Mas como parte de suas atividades diárias, esses usuários podem querer converter SVG para DXF.

As razões para querer completar a conversão variam. Por exemplo, os usuários podem querer editar o conteúdo dos arquivos, que podem incluir desenhos 2D ou modelos 3D, usando software CAD. Como alternativa, alguns dos usuários de uma equipe podem não ter acesso a softwares que podem abrir arquivos SVG, mas possuem programas que podem abrir arquivos DXF. Logicamente, converter o desenho SVG para DXF seria a melhor opção. Independentemente da motivação por trás de querer realizar a conversão, como você ou esses usuários fariam isso? Este artigo detalha tudo o que você precisa saber sobre como concluir uma conversão de arquivo SVG para DXF.

O que é SVG?

SVG, que significa Gráficos Vetoriais Escalonáveis, é um formato de arquivo vetorial digital. O formato SVG não é nada parecido com os formatos de arquivo raster, que, sendo baseados em pixels, são afetados pela ampliação/zoom. A qualidade das imagens rasterizadas diminui com o aumento da ampliação.

Este é um contraste nítido com formatos de arquivos vetoriais, como SVG, que armazenam desenhos, ilustrações e imagens por meio de fórmulas matemáticas. Assim, toda vez que você aumenta ou diminui o zoom, novos parâmetros ou variáveis ​​são inseridos automaticamente nas fórmulas matemáticas, com os novos resultados redefinindo completamente o layout visual da imagem, incluindo linhas, círculos e muito mais. Essa característica não baseada em pixels torna os arquivos SVG e outros formatos de arquivo vetorial, como DWG, DXF, PDF e AI, melhores para manter a qualidade original de imagens e desenhos.

História do SVG

O Grupo de Trabalho SVG (SVG WG) do World Wide Web Consortium (W3C) desenvolveu o formato de arquivo SVG no final da década de 1990 como uma resposta direta à necessidade de um formato de arquivo vetorial amigável à web. É uma família de formatos baseados em XML, cujo desenvolvimento e design foram influenciados pela Precision Graphics Markup Language (PGML), HTML, CSS e XML da Adobe.

Características do SVG

O SVG permite a incorporação de três tipos de objetos gráficos em uma imagem para que ela seja exibida perfeitamente na web. Essa incorporação exibe os três objetos gráficos, ou seja, texto com efeitos visuais, gráficos raster e formas gráficas vetoriais, na web como um elemento visual independente ou arquivo de imagem em uma página da web. Além disso, o SVG inclui marcações/metadados que definem recursos funcionais que suportam o gerenciamento e a construção da imagem exibida.

Como um formato de arquivo amigável para a Web preferido, o SVG tem as seguintes características:

  • Tamanho de arquivo menor do que imagens raster
  • Capacidade de incorporar texto com efeitos visuais, formas gráficas vetoriais e gráficos raster
  • SVG pode manter a resolução das imagens e desenhos
  • O formato trata o texto como texto em vez de design: os textos podem, portanto, ser lidos por software de leitura de tela e rastreadores de mecanismos de pesquisa (o último permite a indexação)

Usos do SVG

SVG é usado para armazenar o seguinte:

  • Imagens de sites em 2D, incluindo logotipos de marcas e ícones de sites
  • Infográficos e gráficos
  • Ilustrações
  • Animações

O que é DXF?

Desenvolvido pela Autodesk, o DXF (Formato de Troca de Desenho) foi lançado em 1982. É um formato de arquivo vetorial usado por arquitetos, designers e engenheiros para armazenar desenhos 2D e modelos 3D. Como seu nome completo sugere, o formato de arquivo DXF é usado principalmente para compartilhar desenhos e projetos em vários programas CAD, promovendo assim colaboração.

Existem dois tipos de arquivos DXF:

O arquivo ASCII DXF, que é mais comum que o arquivo DXF binário, é composto de códigos de grupo que indicam o tipo de valor. Os códigos de grupo definem as várias seções de um arquivo DXF que, combinadas, formam a estrutura geral do arquivo. Essas seções incluem o cabeçalho, classes, blocos, tabelas, entidades, objetos e imagens em miniatura.

Por outro lado, o DXF binário menos comum contém todas as informações armazenadas no arquivo ASCII DXF, mas com algumas diferenças. Em primeiro lugar, os arquivos DXF binários são menores; eles ocupam cerca de 25% menos espaço do que os arquivos ASCII DXF. Em segundo lugar, eles são lidos e escritos cinco vezes mais rápido pelo AutoCAD. Em terceiro lugar, eles mantêm a precisão de ponto flutuante do desenho; isso está em nítido contraste com os arquivos ASCII DXF que comprometem a precisão para reduzir o tamanho do arquivo.

Com essas informações básicas, é hora de explorar como você pode converter arquivos SVG em DXF.

Como converter SVG para DXF

Por padrão, os arquivos SVG devem ser abertos usando navegadores da web. Todos os principais navegadores – Firefox, Safari, Edge e Chrome – permitem que você abra imagens armazenadas usando esse formato de arquivo. Tudo o que você precisa fazer é clicar duas vezes no arquivo e a imagem será aberta em seu navegador padrão. Dito isso, os navegadores servem simplesmente para ajudá-lo a visualizar a imagem. Você não pode editar o arquivo SVG usando esses aplicativos. Para isso, você pode usar programas da Adobe, como Ilustrador, Photoshop e InDesign, bem como aplicativos que não são da Adobe, como Corel Draw, Paint Shop Pro, Microsoft Visio, GIMP, Inkscape e Vectornator, apenas para mencionar alguns.

Dos vários programas que você pode usar para editar arquivos SVG, Inkscape, Vectornator e GIMP são os únicos gratuitos. Programas gratuitos são ideais para converter arquivos. Isso ocorre porque as conversões de arquivos são principalmente um exercício único, ou você provavelmente as realizará apenas ocasionalmente. No entanto, quando se trata de exportar arquivos SVG como DXF, Vectornator e GIMP não suportam este último. Isso nos deixa com uma opção comprovada: o Inkscape. (Você também pode usar o CorelDraw, mas precisa pagar para usá-lo.)

Como converter SVG para DXF com o Inkscape

O Inkscape é um programa de software de design multiplataforma que permite aos usuários criar gráficos vetoriais, bem como editar imagens raster e salvá-las como formatos vetoriais. Notavelmente, com o Inkscape, você não pode salvar arquivos usando formatos de arquivo raster; você só pode importá-los. O software é usado para criar logotipos, ilustrações e arte. Ele é usado em vários setores, incluindo engenharia/CAD, gráficos da web, branding e marketing e muito mais. Também é um sucesso entre amadores e usuários individuais, graças em parte ao fato de ser gratuito.

O Inkscape é um software particularmente ideal que permite que você vetorizar imagens raster. Mas ainda mais intrigante, o software permite converter de um arquivo vetorial para outro. É graças a esse recurso que você pode converter imagens e desenhos SVG para DXF com o Inkscape.

Aqui está um guia passo a passo sobre como converter SVG para DXF usando o Inkscape:

  1. Iniciar o Inkscape

    Interface de usuário do Inkscape

    Interface de usuário do Inkscape

  2. Clique Arquivo, então clique Abrir, que permite selecionar o arquivo SVG. Por fim, clique abrir.
  3. Redimensione a imagem vetorial importada para garantir que ela caiba no espaço de trabalho do Inkscape
  4. Clique Arquivo e no menu suspenso, clique em Salvar como
  5. Na janela Selecione o arquivo para salvar, insira o Nome do arquivo e defina o Salvar como tipo para DXF
  6. Clique em Salvar para completar a conversão

O Inkscape suporta duas versões diferentes do DXF: AutoCAD DXF R12 e AutoCAD DXF R14. O primeiro é uma versão mais recente e melhorada do formato de arquivo. Também é importante observar que esse procedimento é relativamente simples porque os arquivos SVG e DXF são formatos de arquivo vetorial. Como tal, você não precisa usar o recurso Bitmap de rastreamento, que se aplica a imagens raster.

No entanto, vale ressaltar que o Inkscape não pode converter perfeitamente os círculos que fazem parte dos arquivos SVG originais em círculos perfeitos. Isso significa que se você abrir um desenho DXF convertido que tenha círculos, notará que os círculos são uma coleção de arcos curtos que cobrem apenas seções minúsculas da circunferência. Esse problema talvez seja porque você precisa redimensionar a imagem de origem para caber dentro da área de trabalho do Inkscape, fator que distorce os círculos perfeitos. Assim, você pode evitar esse problema redimensionando uniformemente a imagem de origem.

Como converter SVG para DXF em massa

O Inkscape permite converter apenas um arquivo de cada vez. Mas isso não quer dizer que nenhuma solução suporte a conversão em lote.

O ReaConverter permite converter SVG para DXF em massa. É um software de conversão online e offline desenvolvido pela ReaSoft, com sede na Alemanha. De acordo com nossa análise, o ReaConverter realiza conversões melhores que o Inkscape. No entanto, o ReaConverter é um software pago disponível em dois níveis de preços: edição Standard ($ 49,99) e edição Pro ($ 99,00).

Para converter vários arquivos SVG em arquivos DXF usando o ReaConverter, siga o procedimento abaixo:

  1. Inicie o ReaConverter (software de desktop
  2. Clique no + adicionar arquivos para adicionar os arquivos SVG
    A versão gratuita do software para desktop limita o número de conversões que você pode realizar por vez a 5. Não observamos essa limitação ao usar o conversor online

    ReaConverter Batch SVG para conversão DXF

    ReaConverter Batch SVG para conversão DXF

  3. Defina o formato Converter para arquivo DXF
  4. Clique em Converter para iniciar a conversão
  5. O ReaConverter converte um arquivo por vez. Assim, você pode baixar cada arquivo independentemente após a conversão ou esperar que todos os arquivos sejam convertidos para poder baixá-los como um arquivo ZIP.

Quais conversores de arquivos SVG para DXF online você pode usar?

O ReaConverter é um conversor online de arquivos SVG para DXF versátil e confiável. No entanto, este conversor de arquivos online tem algumas desvantagens. A principal desvantagem é a falta de transparência sobre o que o desenvolvedor faz com os arquivos.

Enquanto outros conversores de arquivos online prometem excluir os arquivos enviados imediatamente após a conversão, com os arquivos convertidos sendo excluídos algumas horas após a conversão, a ReaSoft não faz essa promessa. Assim, se você estiver lidando com arquivos confidenciais, seria melhor evitar a versão online do software. Em vez disso, use o software de desktop.

Conclusão

Se você deseja converter seu desenho, que é salvo como um arquivo SVG, para DXF, existem algumas opções viáveis. Em primeiro lugar, se você tiver acesso a um software pago, como o CorelDraw, poderá usá-lo. No entanto, se você não deseja gastar uma quantia considerável de dinheiro para uma conversão única ou conversões infrequentes, você pode baixar e usar o Inkscape gratuitamente ou usar o ReaConverter, um conversor de arquivos online gratuito que suporta conversões em lote. Mas dado que este conversor de arquivos online não descreve claramente sua política de privacidade, seria melhor usar a versão desktop do software. Mas, ao contrário do Inkscape, que é gratuito, o ReaConverter exige que você faça uma compra única.

Artigo escrito por: Kevin

Compartilhe e curta!