Impressoras 3D

Se você ainda não ouviu falar em impressoras 3D, vai ouvir falar muito daqui para frente.  As impressoras que conhecemos e temos em casa atualmente, imprimem ou materializam em papel textos, imagens ou fotos, criadas a partir de editores de textos, planilhas ou máquinas fotográficas. As impressoras 3D, por suavez, imprimem ou materializam fisicamente objetos 3D, a partir de modelos 3D criados em softwares CAD, tais como: AutoCAD, Sketchup, SolidWorks, 3ds Max, ou outro.

imagem Fonte: http://cubify.com/en/Cube/Tutorials

A primeira impressora 3D foi desenvolvida por volta de 1984 e era destinada para a criação de protótipos físicos. Com uma enorme evolução tecnológica, que possibilitou também a redução de custo destes equipamentos, atualmente estão disponíveis diversos tipos de impressoras 3D.

Os fabricantes disputam espaço no mercado, criando impressoras destinadas para diferentes públicos, abrangendo desde o usuário doméstico até as grandes empresas. No ramo industrial de desenvolvimento de produtos, por exemplo, as impressoras 3D tornaram-se equipamentos fundamentais, pois, através da impressão 3D ou “Prototipagem Rápida”, as empresas podem “imprimir” seus projetos rapidamente, obtendo produtos físicos e podendo manuseá-los e testá-los em laboratórios. Desta forma, a fase de projeto é otimizada, pois as empresas detectam possíveis erros e problemas ainda nesta fase, corrigindo seus produtos e melhorando-os significativamente antes de liberar para a produção, economizando tempo e dinheiro.

Mas como a impressora 3D funciona?

Existem vários modelos de impressoras, que funcionam de formas distintas e vamos tratar rapidamente de alguns mais comuns no mercado.

O primeiro passo é ter o modelo 3D, o qual pode ser baixado gratuitamente da internet, comprado em sites especializados, ou criado em softwares, tais como AutoCAD, Sketchup, 3ds Max, ou outro. De posse do modelo 3D, basta carrega-lo no software da impressora e iniciar o processo de impressão.

O processo de impressão, de forma básica, fatia o modelo virtual 3D em várias camadas e envia a geometria de cada camada para ser impressa na impressora 3D. A junção de todas as camadas forma um objeto real na impressora 3D e podemos dizer que, quanto mais fina for a camada, maior definição ou precisão terá seu objeto real.

imagem1 Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Rapid_prototyping

Diferentes impressoras 3D se utilizam de diferentes materiais de impressão, desde plásticos, que são os mais comuns e baratos, até borrachas, resinas e metais. Existem impressoras 3D que usam diferentes materiais simultaneamente, compondo assim objetos de maior complexidade, tais como próteses para substituição de ossos, órgãos humanos para testes, entre outros.

Conheça as tecnologias em impressoras 3D disponíveis no mercado:

FDM – Fused Deposition Modeling: este modelo de impressora usa um bico extrusor de plástico derretido. Camada a camada, a impressora 3D vai depositando o plástico no caminho correspondente às camadas da peça 3D. Existem impressoras com mais bicos para imprimir diferentes cores e até diferentes materiais. Saiba mais:

https://www.youtube.com/watch?v=AKTSdW7-H3Q

SLA Stereolithography: neste processo, um raio laser vai solidificando, camada a camada, um líquido com vários reagentes químicos, que pode ter diferentes tipos de composição. Conheça mais:
http://vimeo.com/97770946

SLS – Selective Laser Sintering: neste processo, um lazer sinteriza ou funde pequenas partículas de material, solidificando a área. Este material pode ser metal, cerâmica, vidro, plástico, nylon, entre outros. As peças vão sendo formadas e rodeadas de um pó branco, que serve de suporte para as peças formadas. Aprofunde seu conhecimento nesta tecnologia:

Color Jet Printing: Impressão a jato de cor, utiliza a tecnologia de jato de tinta para imprimir uma cola, através de uma camada de de pó. Veja mais:

Existem várias outras tecnologias que estão em operação e todas estão evoluindo rapidamente para tornarem-se melhores e mais acessíveis.

No Brasil já estão sendo produzidos modelos FDM, que possibilitam boa qualidade de impressão e são comercializados a partir de R$ 4.950,00. Explore:

Além da corrida pelo aperfeiçoamento da tecnologia das impressoras 3D, o mercado também tem se aquecido para o fornecimento de serviços de impressão 3D. Hoje você encontra facilmente sites na internet que disponibilizam estes serviços, onde você envia seu modelo 3D, a empresa imprime e envia o objeto pelo correio. Os custos variam bastante, conforme o tamanho do objeto, material a ser utilizado e precisão desejada.

E não podemos deixar de citar aqui o novo termo popularizado no ramo industrial: Manufatura aditiva. A manufatura aditiva é justamente a impressão 3D, ou seja, a adição de material para fabricar objetos, que podem ser simples, ou seja, compostos de uma só peça; ou podem ser complexos, formados por várias peças, constituindo uma montagem.

O que você está esperando? Entre agora mesmo para o mundo da impressão 3D, começando com a concepção de seu modelo virtual! Nada adianta ter a impressora ou o serviço de impressão disponível na internet se você ainda não tem seu modelo 3D. Aprenda a projetar com a Render e desenvolva seus modelos 3D em seu software preferido. Veja uma lista de cursos para você iniciar na área de projetos CAD:

http://www.render.com.br/curso/desenho-tecnico-mecanico-leitura-e-interpretacao

http://www.render.com.br/curso/desenho-tecnico-arquitetonico-leitura-e-interpretacao

http://www.render.com.br/curso/solidworks-2014-fundamentos

http://www.render.com.br/curso/inventor-2013-fundamentos

http://www.render.com.br/curso/sketchup-2013-modelagem-basica-de-residencia

http://www.render.com.br/curso/revit-architecture-2014-fundamentos

http://www.render.com.br/curso/3ds-max-2013-personagens-para-games

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu

Seu Futuro começa aqui!

+ de 360 cursos de CAD, CAM, arquitetura, engenharia, eletrônica, animação 3D, design, desenho técnico e games

Temos aqui um CUPOM especial para você!