Carrozzeria Pininfarina

Você provavelmente conhece as grandes montadoras de automóveis como Ferrari, Maserati, Peugeot, FIAT, Alfa Romeo, General Motors entre diversas outras. Montadoras de grupos diferentes, concorrentes entre si, mas que tem uma ligação forte.

Vamos entender que ligação é essa.

Em maio de 1930 foi fundada a empresa Carrozzeria Pinin Farina. Sediada em Turim na Itália, como esperado, a empresa era bem artesanal em seu inicio, porém com poucos anos já se tornaria uma indústria capaz de montar veículos em série.

Sede Pininfarina

 

Durante a guerra, Pininfarina realizou a construção de veículos para o Exército, bem como ambulâncias, porém ao fim da guerra o foco da empresa mudou, e ela começou a colaborar com construtores de automóveis europeus.

A Empresa começou a crescer em um ritmo acelerado depois de ter um acordo firmado com a Ferrari. Assim a Pininfarina ficaria responsável por desenhar a carroceria de diversos modelos da famosa Montadora.

Em 1966 a empresa inaugurou o Primeiro túnel de vento da Itália, o que fez com que a empresa se mantivesse a frente das demais, podendo trabalhar melhor a aerodinâmica dos seus veículos.

Mas vamos entender a ligação da Pininfarina com as montadoras informadas no início do artigo.

Lancia – A primeira empresa a solicitar os trabalhos da Pininfarina, ocorre por conta da Ligação entre Vicenzo Lancia com Battista Pininfarina, Pai do Sr. Sérgio Pininfarina fundador da empresa. Vicenzo e Battista trabalharam juntos em uma oficina, onde Battista desenhava faróis para Lancia Dilambda. Então quando Pininfarina decide avançar com seus negócios, recebeu total apoio da Lancia, essa que já se colocou como cliente da Pininfarina.

Lancia Dilambda

 

Giulietta Spider

Alfa Romeo – Uma das grandes montadoras que ajudou a Pininfarina crescer rapidamente. A parceria entre as empresas começou em 1936, tendo como modelo destaque o Giulietta Spider que foi fabricado a partir de 1964.

 

Maserati A6

 

Maserati – Parceria iniciada em 1948 quando decidiram começar a produção em massa de veículos. A empresa iniciou com a fabricação do Modelo A6. A parceria deu uma esfriada por um tempo, enquanto a Pininfarina estava envolvida com a concorrente Ferrari. Porém retomaram as atividades nos últimos anos. E o primeiro veículo que saiu dessa nova parceria foi o Maserati Quattroporte em 2003 e depois o GranTurismo em 2007.

Maserati Quattroporte

 

FIAT – A maior parceira da empresa, com mais de 140 modelos desenvolvido entre eles, segundo o próprio Sergio Pininfarina, se não fosse a FIAT, provavelmente a empresa não teria sobrevivido.

FIAT Coupe

 

Peugeot – O envolvimento entre as empresas aconteceu em 1951 com o desenho do Peugeot 403 e prosseguiu com vários modelos da marca. Em 2003 foi fabricado o 100.000 modelo do Peugeot Coupé 406, a marca foi bastante celebrada, pois para o desenvolvimento desse veículo a empresa teve que realizar bastante adaptações em suas instalações, já que antes a empresa desenvolvia apenas o Peugeot 406, que apesar de ser da mesma série, trazia uma carroceria totalmente diferente da versão Coupé.

Peugeot 406 Coupe

 

Ferrari Testarossa

 

Ferrari – A marca que destacou o Sr. Sergio Pininfarina, ele foi responsável por criar as carrocerias mais belas da Ferrari como a da Testarossa, 288 GTO e a F40. Em geral Sergio criou mais de 20 modelos para a mais famosa Montadora Italiana.

Ferrari F40

 

 

Além das montadoras destacas, a Pininfarina também teve ligação com outras marcas como Mitsubishi, Chery, Rolls Royce e Nash.

Pininfarina via os carros como uma Obra de Arte, e não apenas como um meio de transporte. E com isso ele trazia inspiração para não apenas produzir, mas criar realmente obras de arte sobre rodas.

Parcerias para o crescimento profissional se tornam necessários em praticamente todas as áreas. Por isso a Render está no mercado a mais de 16 anos, se dedicando para ajudar você a se torar um grande profissional de sua área.

Conheça os nossos cursos e venha ser nosso parceiro, junto podemos criar algo novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.