Avanços no Design Gráfico e de Produtos

As áreas de Design têm se destacado bastante atualmente, com inúmeras técnicas de pintura, criação, modelagem, renderização, entre outros. Mas nem sempre houve tanta tecnologia envolvida nesta área. Os primeiros Designers iniciaram suas carreiras apenas com a criatividade e a habilidade de desenho e representação, adquiridas à base de treino e muitos estudos.

Em design gráfico hávia uma grande valorização de técnicas manuais, como xilogravura; aquarela; grafite, já no desenho industrial, mais conhecido por design de produto, os sketches feitos à mão com técnicas de ilustração simplificadas eram muito valorizados.

Com o avanço tecnológico os softwares começaram a tomar conta do mercado de trabalho desses profissionais, pois os mesmos conseguiam retratar de forma adequada aquelas técnicas que alguns tinham dificuldade e outros eram bem sucedidos. Assim sendo, o maior enfoque de valorização hoje são para os sketches e ilustrações feitos de maneira gráfica.

Existem diversos softwares para a criação deste tipo de material, na área gráfica os mais utilizados são o Adobe Illustrator e o Adobe Photoshop, que possibilitam a criação de vetores, pintura e finalização das ilustrações.

A Render disponibiliza alguns cursos que oferecem o aprendizado nestes dois softwares:

No entanto, na área de criação de produtos existe uma divisão, pois é necessário a criação de um desenho técnico e de uma renderização. Então, a fim de criar um desenho técnico, o software mais utilizado é o SolidWorks, que também pode ser utilizado para a finalização total do produto, pois possibilita a renderização do modelo 3D. Outro software que oferece renderização 3D é o Rhinoceros, também bastante utilizado nessa área profissional.

É possível usufruir também do Adobe Photoshop e do SketchBookPro, porém nestes dois softwares é preciso ter conhecimento em técnicas de ilustração. Diferente do SolidWorks que renderiza automaticamente, a renderização nestes outros dois softwares é feita manualmente, ou seja, tudo depende do seu talento e habilidade na hora de ilustrar o seu produto.

Além de Cursos que oferecem aprendizado na área de design gráfico citados ao longo do texto, a Render oferece também Cursos voltados para a criação de projetos de produtos, citamos Cursos abaixo:

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.