Você já ouviu falar em personas?

A criação de personas é um método de criação de personagens, ou arquétipos que representam as principais motivações, desejos, necessidades e expectativas do consumidor. Esse método é muito utilizado principalmente na área do design e marketing.
A técnica consiste em primeiramente coletar informações do público-alvo a ser atingido e sintetizar comportamentos similares entre o público pesquisado. A partir desse levantamento e síntese de dados é que serão identificados perfis extremos para a criação de personas, ou seja, criar personagens estereotipados, com características expressivamente diferentes e, em sequência, formular uma identidade para cada uma, dando-lhe nome, histórias e outros dados que auxiliem na representação dos arquétipos (VIANNA et al , 2012).

personas
Fonte: Arquivo pessoal. Imagens: Getty Images, 2012

Já sabemos o que são personas, mas para que elas servem?
Ao analisarmos e conhecermos o mundo do nosso público-alvo, conseguimos compreender melhor quais são suas necessidades e dificuldades. Por isso, a elaboração de personas pode nos auxiliar na tomada de decisões, norteando as soluções de acordo com a percepção do público-alvo (VIANNA et al, 2012).

Conheça mais sobre as principais ferramentas de processo de design e inove em seus projetos com o curso da Render: Projeto de Produto – Técnicas em Design.

Referências:

VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Getty images – http://www.gettyimages.com.br/

Compartilhe e curta!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.