Tecnologia BIM – O futuro da Arquitetura e Engenharia

O conceito de tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) é uma das novidades mais promissoras dentro do mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção. Este conceito envolve o gerenciamento de informações dentro de um edifício, desde a fase inicial de projeto, criando um modelo digital que abrange todo o ciclo de vida da edificação.

Difícil?! Não…O BIM pressupõe que o projetista modela o edifício virtual, desde a fase de concepção arquitetônica, passando pelos detalhes construtivos e finalizando com a quantificação rigorosa dos materiais e acabamentos. Isso tudo utilizando ferramentas de projeto que permitem gerenciar diversas equipes interdisciplinares, minimizando erros comuns ao processo de projeto em 2D.

Ou seja, hoje é possível com tecnologia BIM criar uma edificação a partir da maquete eletrônica, gerando plantas, cortes e vistas, além de simular os detalhes estruturais, interferências externas e internas, cálculos de eficiência energética, entre outros detalhes, de forma que cada um dos componentes criados no projeto seja automaticamente associado aos outros, gerando uma informação completa ao final do processo.

O uso do BIM pode, por exemplo, gerar uma quantificação automática e precisa nos orçamentos, minimizando a sobrecarga da atividade de orçamentação e reduzindo erros. Com ferramentas BIM ao modificar o projeto em 3D, todos os desenhos e documentos são atualizados e da mesma forma, os quantitativos são recalculados.

O sistema BIM vem sendo cada vez mais utilizado por escritórios de Arquitetura e Engenharia tanto no Brasil quanto no exterior, sendo que lá fora, alguns governos como da Noruega, Alemanha, Singapura e Hong-Kong já utilizam esta tecnologia em projetos-piloto, para o total gerenciamento de suas edificações.

O BIM ainda não faz parte totalmente do processo de projeto, no entanto, está claro que a tendência de adoção desta tecnologia é irreversível. Por suas vantagens em relação ao processo de projeto 2D, cada vez mais essa tecnologia tem atraído os profissionais da área. Os fabricantes de softwares CAD tem aprimorado as possibilidades dos programas e também a integração e interoperabilidade entre os diversos softwares disponíveis no mercado.

Um deles é o Revit Architecture, da Autodesk. O Revit é um programa de projeto arquitetônico criado baseado no uso da tecnologia BIM. Qualquer alteração nos componentes de projeto gera automaticamente a alteração dos documentos 2D (plantas, cortes, elevações), criando desenhos consistentes e completos. Além disso, o Revit pode ajudar no fluxo de trabalho entre equipes, gerenciando melhor o tempo nos processos projetuais.

Quer aprender a utilizar este software? Comece a utilizar o Revit com a Render, através do nosso curso online. Aproveite e fique ligado nas novidades que serão lançadas em breve, tanto neste software, quanto nos processos de tecnologia BIM. Clique aqui e conheça nosso curso.

Este post tem 13 comentários

  1. Gostaria de receber melhores esclarecimntos sobre o curso de arquitetura, no mais um abraço Célio Vidal

  2. Boa tarde,
    Gostaria de saber a respeito das estatísticas de uso destes softweres, qual o mais utilizado atualmente? O Revit ou o Autocad Civil é mais conveniente para engenheiros civis projetistas? O ArchiCad “BIM” é interessante?
    Obrigado pela atenção dispensada.

  3. Olá Dino!

    O Revit sem dúvida alguma é um dos softwareas mais promissores no campo da engenharia e arquitetura. Apesar de ter ferramentas um pouco mais complexas do que o AutoCAD, por exemplo, ele é um poderoso aliado na concepção e validação e projetos, uma vez que cada elemento projetado equivale ao elemento construído. Por exemplo, ao desenhar uma parede, voce não está desenhando um conjunto de linhas e sim um elemento com espessura, altura e materiais de acabamento. Todas essas informações automaticamente geram uma lista de materiais, o que miniminiza muito os erros de cálculos para obras. É possível também programar etapas como demolição e construção.
    A Render está programando o lançamento de um novo curso de Revit ainda para este trimestre, então fique atento, pois em breve teremos mais um curso auxiliando na utilização da Tecnologia BIM para projetos.

  4. Olá… vc sabe como eu conseguiria fazer um curso de BIM?

  5. Boa Tarde,
    gostaria de saber quais são as ferramentas da tecnologia (Ex: Cálculo de Esforços, desenhos, etc.) e além disso, se há a disponibilidade desse programa para a Engenharia Mecânica

  6. Alguém poderia me ajudar tenho o archicad-15 gostaria de saber se na render tem curso de graça do archicad ou onde consigo dicas para usar o archicad 15 agradeço.

  7. Olá, tenho interesse em realizar o curso de BIM do 3D ao 7D (online ou presencial), sabe onde encontro? Att.: Liliane

  8. Eu preciso saber mais sobre o bim…Obrigado!

  9. Olá Gildo Brito,
    Bom dia Gildo

    Segue um link de uma artigo que tira varias dúvidas sobre o uso da tecnologia BIM.
    https://www.render.com.br/areas/arquitetura-e-engenharia-civil
    Temos diversos cursos para profissionais do seguimento para melhorar suas apresentações, desenvolver projetos, etc.
    Caso esteja estudando o seguimento de arquitetura e engenharia pode vistar os cursos:
    https://www.render.com.br/areas/arquitetura-e-engenharia-civil
    Caso trabalhe com imoveis na parte comercial veja os cursos de edição de vídeo e imagem para melhorar as apresentações de seus produtos e projetos:
    https://www.render.com.br/areas/foto-audio-e-video
    Cursos da área de Negócios:
    https://www.render.com.br/areas/negocios

  10. Ola gostaria de saber como faço e aonde faço e o que é realmente necessario para ser um engenheir BIM ???

  11. Pingback: Anônimo

  12. Criação de Planta 3D e tour virtal 360 a patir de Planta 2D

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu

Seu Futuro começa aqui!

+ de 360 cursos de CAD, CAM, arquitetura, engenharia, eletrônica, animação 3D, design, desenho técnico e games

Temos aqui um CUPOM especial para você!