Design não é deixar um produto “bonitinho”. Design é muito mais que estética. Design agrega funcionalidade, ergonomia, significado e valor, além de exercer influência no comportamento do consumidor, pois é através da percepção que o consumidor terá do produto que fará com que ele seja adquirido, seja o produto um objeto, uma marca, sistema ou serviço.
O design é um processo lógico que tem como objetivo encontrar soluções e melhorar a vida das pessoas. Esse processo consiste em pesquisar, analisar e realizar atividades criativas.
Pode-se dizer que o design é multidisciplinar, pois ele é tanto ciência como arte de forma que “combina o caráter lógico da abordagem científica e as dimensões intuitivas e artísticas do trabalho criativo” (Mozota, 2003, p. 17).
Através dessa multidisciplinaridade, o design procura sintetizar e acomodar restrições econômicas, estéticas e comerciais, buscando novas possibilidades.
O design tem o poder de encantar as pessoas e levá-las a se apaixonarem por um produto, estabelecendo uma conexão emocional, que é a essência para a longevidade do design.
Para prolongar a vida de um produto, o design deve proporcionar momentos agradáveis por meio da relação de uso do usuário com o produto. Um simples e pequeno detalhe pode fazer toda a diferença em um produto.
Por essas razões o design é uma peça chave no desenvolvimento de projetos. Quer inovar em seus projetos? Aprenda as principais ferramentas de design. Conheça um dos últimos lançamentos da Render, o curso Projeto de Produto – Técnicas em Design.
Este curso irá apresentar, de forma dinâmica, ferramentas projetuais de metodologia baseadas nos principais autores de metodologia de design, Baxter e Löbach. Crie seus projetos com as principais técnicas e ferramentas do design e destaque-se no mercado de trabalho.
Referências
JAIME. 2 (or 3) questions about Emotional Design for Rochus Jacob. MOCO Features. Disponível em:http://mocoloco.com/archives/021700.php? . Acesso em: 20 jan. 2014.
MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2003.