Dicas SolidWorks: Comandos de Atalho

Muitos que utilizam o SolidWorks há muito tempo já se acostumaram ou já têm sua própria organização e maneira de usar o software. Mas e se você pudesse melhorar algumas coisas que faz para aprimorar, acelerar e otimizar seus projetos? Este artigo terá esse papel, de mostrar algumas dicas que são pouco utilizadas, mas que se aplicadas, garantem um excelente resultado. Vamos a elas:

Logo SW

Para que o desenvolvimento do seu projeto seja rápido, é interessante que você utilize os comandos de atalho disponíveis. O primeiro deles e mais comum é a utilização das teclas de atalho. Abra seu SolidWorks, crie um novo arquivo e vá na barra de acesso rápido – Customize.

Customize

Figura 1: Teclas de Atalhos

 

Aqui você pode definir várias teclas de atalho (tomando cuidado pra não se repetir), seja uma tecla simples ou combinação de teclas. Você pode filtrar a lista de comandos alterando a Categoria para uma específica, ao invés de exibir todos os comandos. É recomendado que você defina teclas que combinem com o comando, por exemplo: Ferramenta Medir = tecla M / Ferramenta Extrudar = tecla E / Shortcut Bar = S (usaremos adiante). Adicione algumas teclas de atalho e faça uso delas em todas as oportunidades, com o tempo isso se tornará habitual, pode apostar!

Podemos passar para a próxima aba, Mouse Gestures, outra forma de atalho muito rápida e prática.

Mouse Gestures

Figura 2: Movimentos com o Mouse

 

Primeiramente, no canto superior direito, marque a caixa Enable mouse gestures e escolha a opção de 8 gestures. Em seguida, da mesma forma que fizemos para as teclas de atalho, defina os principais comandos que deseja executar com o movimento do mouse. Lembrando que é possível definir diferentes movimentos para 4 tipos de ambientes: Part, Assembly, Drawing e Sketch. Como sugestão, adicione movimentos para os comandos Círculo, Retângulo e Cota, por exemplo.

Vamos à segunda aba, chamada Shortcut Bars, ou seja, são barras exibidas ao pressionar a tecla S (se assim configurada, conforme explicado anteriormente) com vários recursos.

Customize - ShortCut Bars

Figura 3: Barras (Lista) com Recursos de Atalho

 

Nesse caso também temos 4 ambientes (os mesmos já citados), e para cada um deles, uma barra com várias ferramentas. Essa barra pode ser manipulada, ajustando a forma que você deseja exibir a lista ao pressionar a tecla S. O formato varia de acordo com a quantidade de recursos exibidos nessa lista.

ShortCuts

Figura 4: Diferentes Tamanhos de Barras de Atalho

 

Para inserir os recursos dentro dessas barras, basta você primeiramente selecionar o ambiente, nesse caso o Part e então arrastar os recursos desejados para dentro dessa barra. Podendo inclusive ser recursos agrupados, os Flyout Toolbars (aqueles com uma pequena seta – dropdown – para selecionar recursos similares).

Outra possibilidade interessante é com respeito à distribuição dos botões da Interface Gráfica. Clicando na seta em Opções, na barra de acesso rápido, percebemos duas opções novas, chamadas de Button Size e Text Size.

Botões

Figura 5: Ajuste de Botões

 

Altere entre as opções e veja qual o melhor estilo para você, que pode variar de acordo com sua visão e com seu monitor, por exemplo.

Ainda falando sobre a Interface Gráfica, podemos melhorar o aspecto visual, dentre outras informações que podemos deixar predefinidas.

Vou citar um exemplo: suponhamos que desejamos sempre, ao abrir um Novo Arquivo de Peça, que esteja com o mesmo plano de fundo, com a mesma qualidade, com o mesmo estilo de exibição e com as informações de criador da peça. Para fazer isso é simples: basta definir todas as opções desejadas e salvar um Template, neste caso falando sobre o ambiente Part, mas que poderia ser definido também para os outros ambientes de trabalho. Altere, por exemplo, as opções do menu View.

Menu View

Figura 6: Menu View

 

No meu caso, deixei definido o estilo como Sombreado com Arestas, o plano de fundo como Backdrop – Studio Room 2 e com RealView Graphics e Ambient Occlusion marcados. Ainda, em Options – Document Properties – Image Quality, deixo a qualidade das arestas como Alta.

Imagem Quality

Figura 7: Ajuste da Qualidade da Imagem

 

E, em File – Properties – Summary, defino o autor como Aislan. Poderia também colocar o nome da empresa, algum comentário, título, etc.

Summary

Figura 8: Definação do Autor de Projetos

 

Ao concluir as configurações, vamos em File – Save As. Em Tipo, alteramos para Part Templates (*.prtdot), alteramos o nome e clicamos em Salvar.

Salvando Template

Figura 9: Salvando Template Part

 

Atente para o diretório onde irá salvar, pois deve ser o mesmo que está definido em Options – Default Templates.

Default Template

Figura 10: Templates

 

Agora, ao clicar em Novo, poderá selecionar o Template criado (pela seleção de templates avançados).

Novo Template

Figura 11: Selecionando o Template criado

Aplicando essas dicas, com certeza seu trabalho com o SolidWorks será mais produtivo e eficiente.

Acesse a página dos cursos de SolidWorks para conhecer e aprender muito mais. Em cada curso, assista as duas aulas de demonstração e conheça sua estrutura e organização.

Cursos de SolidWorks

 

Aislan Rosa
__________________________
Técnico CAD – Autor e Revisor Render
Canal Youtube: https://goo.gl/0JGvyb

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *