Conhecendo o SolidWorks SimulationXpress

O SolidWorks SimulationXpress é a ferramenta para análises de tensões, fornecida em todos os pacotes do programa SolidWorks. Com esta ferramenta, podemos fazer análises de engenharia, simulando a aplicação dos esforços no ambiente virtual, diminuindo o uso de protótipos e corrigindo possíveis erros de projeto. Desta forma, obtemos maior confiabilidade, redução de custos e rapidez no desenvolvimento, o que é essencial para o sucesso do projeto. Porém, um software de análises ajuda a reduzir o número de protótipos e testes em campo, mas não exclui essa necessidade. Protótipos e testes de campo são indispensáveis para validar o projeto.

A análise de tensão no SimulationXpress é baseada no material da peça em análise, nas condições de contorno dessa peça, por exemplo, fixações, e nas cargas que atuarão, por exemplo, forças e pressões. Realizada a análise, temos como resposta os deslocamentos, deformações e tensões que a peça em análise estará sujeita, na aplicação simulada.

Desta forma, podemos verificar se para determinada condição de aplicação, nossa peça terá resultados de tensões, deslocamentos e deformações aceitáveis, ou seja, sem falhar, ou se ela falhará na aplicação. Essa verificação é exclusiva para cada situação analisada, pois como comentado anteriormente, as cargas, fixações e material utilizado, afetam diretamente os resultados. Outra particularidade é que o nível de tensões suportado é diferente para cada material, ou seja, cada material tem o seu limite de resistência e falhará quando este nível de tensões for atingido.

O estudo no SimulationXpress tem algumas restrições, por exemplo, o material deve ter comportamento linear, as deformações devem ser pequenas em relação ao tamanho global da peça e as cargas devem ser aplicadas lentamente, sem haver impacto.

Para acessar o SimulationXpress, você precisa estar com uma peça sólida aberta no SolidWorks e não pode estar com o pacote SolidWorks Simulation ativo. O pacote SolidWorks Simulation permite realizar diversos tipos de estudos, sendo a solução completa para análises CAE, fornecida pela SolidWorks.

A partir da versão 2010, a interface do SimulationXpress foi integrada com o “Task Pane” e interage também com a árvore do estudo, ficando similar ao SolidWorks Simulation, facilitando a posterior migração para esse pacote completo.

Veja mais:



Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *