Tratando fotos tirada com telefones

Você, eu, seus pais, seus amigos, seus inimigos, seus parentes, seus filhos e possivelmente até o seu cachorro já tem um destes telefones da nova geração de telefonia móvel, não digo dos novos e potentes smartphones, mas os telefones mais simples porém que possuem uma câmera fotográfica embutida.

Atualmente, com menos de R$ 50,00 é possível comprar um telefone com uma câmera fotográfica de 1.3 Megapixel em qualquer esquina. A moda das fotografias nos telefones móveis pegou geral e hoje em dia nem mesmo são fabricados telefones sem as tão importantes câmeras.

A resolução das fotografias nem sempre são as melhores, mas com a ajuda de um pouco de luz e calma é possível registrar momentos incríveis, inusitados e obter fotografias muito interessantes.

Os telefones mais modernos como o Samsung Galaxy e iPhone já até possuem aplicativos  criados por conceituadas empresas como Adobe e AutoDesk para o tratamento das fotografias tiradas no aparelhinho, mas o grande ponto positivo para obter bons resultados com fotografias tiradas através de celular ainda está na edição da fotografia através do processo de computação.

Para isto, inicialmente você vai precisar de um bom software para editar suas fotografias. O mercado esta cheio deles.  Os mais famosos são o Adobe Photoshop, Adobe Lightroom e o ACDSee, mas com um pouco de pesquisa na internet você consegue muitas outras opções.

Mas temos também o Gimp, software open-source 100% gratuito, considerada a melhor opção para exercer funções do Adobe Photoshop no Linux. A boa noticia é que o Gimp também pode ser instalado em plataformas Microsoft.

O Gimp pode ser adquirido em www.gimp.org  gratuitamente.

Gimp 2.6

Gimp 2.6

Uma vez instalado, para editar suas fotos tiradas com o celular a primeira coisa a fazer é carregar a imagem no software, e para isto utilizamos o menu superior e a opção “Open”.


Uma das coisas mais importantes na edição de fotografias tirada com dispositivos como um celular, é o tratamento das cores. O Gimp tem uma serie de opções que podem lhe auxiliar muito na edição de cores.


Um exemplo está na ferramenta “Color Balance” que nos permite editar o CYAN, MAGENTA E AMARELO da fotografia.

Usando com bastante atenção o Gimp para editar suas fotos, você será capaz de criar imagens inacreditáveis com o seu simples telefone.

Utilizando apenas as opções de cores, editei uma foto utilizando várias ferramentas do Gimp e olha como ficou o resultado final.

Consegui mais cores, mais nitidez e qualidade na imagem. Ela ficou prontinha e bonita para ser publicada nas redes sociais preservando sua imagem em uma fotografia tratada.

Explore mais o Gimp e descubra o poder deste software e onde ele pode te levar. Não vamos esquecer de que o Gimp é um software gratuito, desenvolvido para plataformas Linux (UNIX) e não pode ser comparado aos softwares mais robustos, porém, ele é gratuito.

Quer aprender sobre os softwares mais robustos? Veja os cursos da Render para design e computação gráfica, tenho certeza que vai encontrar um conteúdo fantástico.

Esta semana é isto, acho que agora não vou mais encontrar suas fotos feias, sem edição e com muitos ruídos.

Bons cliques, boa edição e sucesso na rede.

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One comment

  • O celular popularizou de vez a fotografia. O que antigamente era um ofício somente de pessoas experts em seus quartos escuros com produtos químicos para revelar uma foto, hoje está ao alcance de um simples toque na tela do celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *