Ergonomia e Design

Ergonomia é um termo que está aparecendo cada vez mais nos últimos anos. Ela está presente em nosso dia a dia, tal como em inúmeras áreas de trabalho, auxiliando diversos profissionais em vários tipos de processos e projetos. Seu nome é um termo derivado do grego “ergo”, cujo significado é trabalho, e “nomos”, que significa leis. O trabalho a que o termo se refere não é o de emprego, mas o de realizar uma tarefa, uma atividade. Em resumo, é ela quem analisa a relação homem-máquina-ambiente. De forma interdisciplinar, é uma ciência que, ao ser aplicada às atividades humanas, ajuda na adaptação do ser humano aos métodos, meios e ambientes de trabalho, prevenindo lesões por esforço repetitivo, dores musculares e, até mesmo, fatores que prejudiquem o psicológico humano.

Ergonomia_Design_01
Posturas correta e incorreta na frente do computador – http://www.reliza.com.br/novidades/o-que-e-ergonomia

 

Nas últimas décadas este conjunto de conhecimentos começou a criar fortes laços com a nossa rotina diária. Hoje a ergonomia está presente em praticamente tudo, desde um site bem projetado, um automóvel, uma escova de dente e até na organização de uma empresa. Visando sempre a funcionalidade, o conforto e a saúde do ser humano, a ergonomia é aplicada ao design, à arquitetura e a inúmeras outras áreas profissionais, até mesmo à medicina.

Com essas diversas áreas buscando auxílio ergonômico, a Associação Internacional de Ergonomia então a dividiu em três domínios de especialização: a Ergonomia Física, responsável pelo estudo das características da anatomia humana; a Ergonomia Cognitiva, que estuda os processos mentais; e a Ergonomia Organizacional, que ocupa-se da melhoria de sistemas sócio-técnicos, processos e estruturas organizacionais.

No design a ergonomia é fundamental. Para aplicá-la em algum projeto é preciso fazer muitas análises. É através dos seus resultados que obteremos um bom projeto gráfico ou de produto. É com essas análises que se entende quais as medidas em que o produto deve ser feito, suas formas, texturas, e muitos outros quesitos que devem ser levados em conta para não prejudicar o usuário. Nos projetos gráficos, utiliza-se a chamada Ergonomia Visual, onde se estuda alinhamentos de elementos, tamanhos de fontes, cores adequadas e diversos outros requisitos, visando sempre uma boa leitura, fácil entendimento, destaques de informações e organização visual.

Ergonomia_Design_02Produtos com boa ergonomia

A Render, criadora de diversos cursos, busca sempre uma boa ergonomia visual para seus produtos, fazendo com que seus alunos entendam as aulas de forma clara e objetiva, gerando melhor aproveitamento e rendimento. Possui, também, diversos cursos nas áreas de design para você que quer se aprofundar mais nesse campo do mercado.

 

 

REFERÊNCIAS:

http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia

http://www.ivogomes.com/blog/o-que-e-a-ergonomia/

http://www.ergonomia.com.br

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *