Uma das grandes novidades do SolidWorks 2012 é o Costing, que possibilita a estimativa de custo de fabricação de peças usinadas (Machining Costing) e chapas metálicas (Sheet Metal Costing) de forma automática.
Com definições de material, tipo de corpo bruto ou blank e quantidade a ser fabricada, o SolidWorks Costing informa as operações necessárias para fabricar a peça ou chapa, e os custos envolvidos em cada operação. O SolidWorks Costing aplica operações específicas para peças usinadas e chapas metálicas, por exemplo, fresamento, perfuração, corte a laser, entre outras.
Por padrão são disponibilizados alguns templates com informações das operações de fabricação e seus custos. Porém, para obtermos estimativas de custo condizentes com a nossa realidade, devemos personalizar os templates, inserindo os dados reais dos custos e processos de fabricação de nossa empresa, tornando a análise assertiva.
A ferramenta Costing atende a dois públicos específicos:
- Projetistas, para os quais informa quanto devem custar as peças a serem fabricadas, possibilitando a comparação de modelos, alteração de material e geometria da peça, e a tomada de decisões baseadas em custos desde a concepção do modelo.
- Fabricantes, para os quais possibilita a criação de orçamentos precisos, baseados nos processos e materiais que serão utilizados para fabricar a peça, dispensando as planilhas eletrônicas.
O custo é um dos fatores primordiais para o sucesso de um projeto, além da qualidade e entrega na data acordada com o cliente. Assim, é importante estimar os custos de fabricação das peças desde o início do projeto, pois caso seja necessário, podem ser tomadas decisões para reduzi-lo, mantendo o projeto adequado às necessidades do cliente, com qualidade e custo otimizado.
Aprenda a usar a ferramenta Costing com o curso SolidWorks 2012 Costing, da Render, e aumente a assertividade de custo de seus projetos, melhorando a rentabilidade de sua empresa.