ArchiCAD VS Revit. Qual software BIM usar?

Modelagem de informações de construção – BIM é um dos tópicos mais populares na construção. Podemos defini-lo como um processo que nos ajuda a gerenciar a complexidade e melhorar o desempenho em projetos de construção. Simplificado, o BIM é um processo para criar e gerenciar todas as informações em qualquer projeto – antes, durante e após a construção.

O Revit da Autodesk e o ArchiCAD da Graphisoft são os dois maiores softwares do mercado. Essa comparação entre o ArchiCAD e o Revit ajudará arquitetos, proprietários e contratados a tomar uma decisão mais breve.

O ArchiCAD é o primeiro software BIM para arquitetos, criado em 1984. Oferecendo um conjunto de ferramentas para projeto e engenharia de edifícios, este software permite ver o projeto através da engenharia e design visual dos interiores e exteriores dos edifícios. Por outro lado, o Revit é uma ferramenta compatível com 4D BIM que nos ajuda a planejar todos os aspectos de um projeto de construção, do projeto à construção e além. Realizado em 2002, este software pode ser usado por arquitetos, construtores, engenheiros, gerentes de projeto e muito mais.

Interface de usuário

A interface do ArchiCAD é talvez a primeira coisa que os usuários estão elogiando. É limpo e elegante, e talvez essa seja a razão pela qual o ArchiCAD tem uma curva de aprendizado mais fácil, especialmente para designers. Embora a interface do usuário possa ser personalizada de várias maneiras, ela possui um pouco menos de flexibilidade do que seu oponente. O Revit possui uma interface de usuário altamente personalizável, suportando várias abordagens para o uso do software. É um pouco complicado, devido à sua curva de aprendizado médio. No entanto, o Revit oferece maior nível de flexibilidade para designers e arquitetos.

Design conceitual

O design conceitual do ArchiCAD é bastante fácil de usar, permitindo modelagem push / pull, geometria instantânea e personalizável e extrusão múltipla inteligente. De maneira semelhante, o Revit apresenta um design conceitual que fornece flexibilidade nos estágios iniciais de um projeto. Isso permite criar geometria que posteriormente pode ser integrada ao seu projeto BIM.

Visualização

O Revit apresenta uma ampla variedade de visualizações para abordar seu design, como estrutura de arame e superfície transparente. Cada visualização pode ser manipulada e controlada em um projeto específico e pode ser atribuída à visualização geral ou especificada a uma categoria ou elemento. O ArchiCAD possui estilos visuais semelhantes ao Revit, mas não tem capacidade para aplicar visualizações a elementos específicos.

Renderização

Tanto o ArchiCAD quanto o Revit têm um conjunto grande de ferramentas para renderização. Eles podem produzir imagens fotorrealistas do interior e exterior do seu projeto. O Ray Trace é um modo de renderização fotorrealista que permite o pan e o zoom com o seu modelo Revit. Ao usar esse estilo visual, a renderização começa em uma resolução mais baixa, mas aumenta rapidamente sua fidelidade. Assim, você pode definir iluminação, exposição fotográfica e plano de fundo. O ArchiCAD possui o CineRender, ferramenta semelhante ao Ray Trace, que permite alterar a luz, sombra, textura, brilho e muito mais.

Interoperabilidade

O Revit e o ArchiCAD podem importar e exportar arquivos IFC. Além disso, eles são capazes de importar e exportar todos os tipos de arquivos comuns, incluindo modelos 3D, desenhos 2D e outros tipos de arquivos CAD.

Preços

O Revit 2018, por exemplo, custa US $ 2.200 por ano. O ArchiCAD 21 é um pouco mais barato; no entanto, são necessários vários complementos que você precisa adicionar manualmente para obter a mesma funcionalidade do Revit.

O que nossos colegas disseram:

Borjana: “Prefiro o ArchiCAD ao invés do Revit. Como arquiteta, posso expressar melhor minhas idéias trabalhando no ArchiCAD e posso gerenciar facilmente todos os parâmetros. Também oferece muitas ferramentas úteis para apresentar e desenvolver o design, e o gráfico de apresentação dos modelos, projetos e documentação estão em um nível excelente. ”

Ana: “O Revit é um software muito valioso. Ele é projetado para arquitetura e fornece todas as ferramentas necessárias para projetar um bom edifício. É muito preciso e fornece desenhos muito limpos e precisos. Mas, como arquiteto, prefiro ArchiCAD ou 3D AutoCAD, porque acho que oferece mais liberdade de expressão como designer. ”

E você, qual prefere?

Veja nossos cursos de Revit: https://www.render.com.br/cursos/revit

Artigo escrito por: Maria Williams

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Participe da nossa lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do nosso blog.

Você se inscreveu com sucesso!