O que há de novo no NX?

 

A versão de junho de 2024 do NX foi aprimorada com ainda mais recursos novos e interessantes para ajudar a aumentar sua produtividade. Nesta postagem, vamos nos aprofundar e explorar novos benefícios e funcionalidades no Core Design, com foco na caixa de diálogo Sketch Create, Sketch Navigator e recursos expandidos de Synchronous Modeling.

Vamos começar!

Esboço Criar Diálogo

A seguir, vamos abordar algumas grandes mudanças — e melhorias úteis — que fizemos no Sketch Navigator. As seguintes novas funcionalidades e estruturas sem dúvida ajudarão a otimizar seus fluxos de trabalho com o lançamento do NX em junho de 2024.

De volta a pedido popular, estamos reintroduzindo alguns recursos antigos para o diálogo Sketch Creation. Você tem novamente a capacidade de simplesmente selecionar e criar um plano de referência conforme necessário para seu esboço.

Também trouxemos de volta a capacidade de selecionar uma Orientação Vertical dentro deste recurso. Embora a Orientação Horizontal tenha voltado há algum tempo, agora você tem mais opções e a capacidade de personalizar as visualizações. Além disso, você pode especificar o ponto de origem do esboço. Isso é controlado por um padrão do cliente em Esboço // Geral // Configurações da Sessão.

Há duas opções: Automático e Manual. Se você selecionar automático, terá a capacidade padrão de usar um único clique para escolher um plano e então o NX cuidará automaticamente do resto. Se você selecionar manual, terá capacidades mais avançadas e onde poderá criar novos planos conforme necessário e então especificar sua referência horizontal ou vertical e origem do esboço.

Escolha entre orientação horizontal e vertical

Se definido como Manual, a caixa de diálogo mostrará a mesma interface de usuário que Reanexar esboço, o que permite que o plano, o vetor e o ponto sejam especificados manualmente.

Também vale mencionar que isso significa que a caixa de diálogo Create Sketch agora é idêntica à caixa de diálogo Reattach Sketch. Anteriormente, a capacidade que mencionamos acima era oferecida apenas na caixa de diálogo Reattach, mas agora esse recurso foi padronizado em ambas.


Navegador de esboços

A seguir, vamos abordar algumas grandes mudanças — e melhorias úteis — que fizemos no Sketch Navigator. As seguintes novas funcionalidades e estruturas sem dúvida ajudarão a otimizar seus fluxos de trabalho com o lançamento do NX em junho de 2024.

Adicionada funcionalidade de coluna no Sketch Navigator

Se olharmos para a imagem acima do Sketch Navigator, você notará que a primeira coluna é Title. Esta coluna mostrará seu tipo de objeto e nome.

A segunda coluna é Status. Ela indica se tudo está atualizado e se está totalmente definido, corrigido, parcialmente definido ou relaxado. Como você pode ver na imagem, há alguns círculos preenchidos. Neste caso, o status seria totalmente definido, enquanto um círculo aberto representa parcialmente definido.

A próxima coluna à direita é Source, nos dizendo de onde o item veio. Essencialmente, a origem do objeto, como uma curva incluída ou uma relação encontrada e persistente.

A coluna final é Valor. Ela lista todos os valores para dimensões ou expressões. Se você clicar duas vezes rapidamente em um valor, o modo Editar Parâmetros será aberto para você especificar dimensões. Um clique duplo lento permitirá que você edite diretamente no Sketch Navigator, permitindo que você altere expressões e dimensões.

Títulos de colunas na parte superior do Sketch Navigator

Adicionada funcionalidade de guia no Sketch Navigator

Há quatro abas na parte superior do Sketch Navigator. Essas abas são divididas em Curves, Relations, External References e Issues.

A primeira aba, Curvas, listará todas as curvas presentes e exibirá o status de cada uma delas, estejam elas totalmente definidas ou não.

A segunda aba, Relações, mostrará relações encontradas e persistentes, bem como dimensões e expressões. Há uma opção de expansão ao lado de cada uma delas. Se você expandi-las, serão mostrados todos os objetos que estão sendo influenciados por essas relações.

O terceiro é External References, que vai essencialmente indicar de onde os itens vêm. Isso mostrará coisas como geometria de origem para as entidades de esboço projetadas ou incluídas.

Por fim, há a aba Issues. Recebemos uma série de solicitações para que o Sketch introduzisse alguma solução de problemas e ajuda adicionais, e a versão de junho de 2024 do NX introduz essa funcionalidade adicional. Quaisquer relações e dimensões persistentes conflitantes agora serão mostradas na aba Issues.

Títulos de guias na parte superior do Sketch Navigator

Novas funções no Sketch Navigator

Além dos benefícios adicionais das guias do Sketch Navigator, há algumas novas funcionalidades para destacar aqui também.

Muitos usuários solicitaram a capacidade de ver todas as relações encontradas dentro de um esboço — e o novo navegador torna isso possível. Agora você pode clicar com o botão direito no nome do esboço e selecionar editar parâmetros. Ao fazer isso, todas as relações encontradas no esboço serão identificadas e exibidas.

Agora você também pode mostrar e ocultar pais. Por exemplo, se você tem entidades que são projetadas ou incluídas no esboço e quer ver de onde elas vêm, essa opção agora está disponível.

Por fim, uma das outras solicitações mais comuns que recebemos é a capacidade de converter relações encontradas em relações persistentes. Agora, na aba Relações, quando a pasta de relações encontradas é preenchida e algo é selecionado, você pode clicar com o botão direito do mouse em uma única relação ou shift pick para selecionar quantas relações forem necessárias e convertê-las em relações persistentes.


Capacidades expandidas de modelagem síncrona

Outro aprimoramento de fluxo de trabalho que fizemos com a versão de junho de 2024 do NX está na área de Modelagem Síncrona. Sempre gostamos de ter um aprimoramento síncrono com cada versão — e por isso estamos animados para compartilhar com vocês nossa atualização mais recente.

Anteriormente, introduzimos recursos de localização de clones em nossos comandos de modelagem síncrona. Nesta versão, levamos esse aprimoramento um passo adiante. Agora, adicionamos suporte para localização de clones de chanfro também, especificamente para o comando delete face.

Agora você pode encontrar vários chanfros em uma única seleção e identificar facilmente correspondências exatas, como chanfros do mesmo tamanho e mesmo ângulo, correspondências soltas ou todos. Esse recurso também funcionará sem que nenhuma etiquetagem de chanfro seja necessária. Esse é um aprimoramento especialmente útil para fluxos de trabalho CAE, pois a necessidade de excluir em massa um conjunto de furos ou misturas pode ser comum. Agora, essa funcionalidade se estende aos chanfros também.

Aprenda mais sobre NX aqui: https://www.render.com.br/cursos/nx

 

Artigo escrito por: Sebastien Schultz

Compartilhe e curta!