Este artigo fornecerá uma visão geral dos aprimoramentos e melhorias que você deve esperar ver após a instalação do Inventor 2023.
Existem alguns temas principais para esta versão. Um grande esforço foi concentrado na interoperabilidade com o Revit e o Fusion 360 com fluxos de trabalho mais eficientes. E sabemos que o desempenho é uma alta prioridade para quem trabalha em projetos grandes e complexos. Temos várias melhorias que vão aumentar a sua produtividade.
Ao ler o artigo, não deixe de assistir aos ótimos vídeos que Luke Mihelcic criou enquanto percorremos esses aprimoramentos.
Melhorias gerais
Assim que você começar a usar o Inventor 2023, verá uma diferença na exibição da tela inicial. Como seria de esperar, ele fornece acesso fácil a arquivos abertos recentemente e outros conteúdos úteis. Isso é semelhante e consistente com a interface do Fusion 360, AutoCAD e outros produtos da Autodesk, facilitando a transição entre eles.
Você está usando o recurso Ray Tracing para criar rapidamente uma renderização do seu projeto enquanto trabalha? O Inventor 2023 apresenta uma nova opção de exibição que aproveita o suporte para rastreamento de raio de hardware em placas gráficas (GPUs) recentes. Esse recurso é chamado GPU Ray Tracing. Ele está em um estado de pré-lançamento e será aprimorado em atualizações futuras.
Em versões anteriores do Inventor, selecionar a opção de exibição “Ray Tracing” em uma viewport usaria o Autodesk Raytracer (ART), que fornece resultados interativos usando apenas a CPU. Agora você pode escolher usar o Ray Tracing de CPU ou GPU, com potencial para maior desempenho e qualidade usando sua GPU.
Aprimoramentos de interoperabilidade
Troca de dados do Revit para o Inventor
Nos últimos anos, a equipe de desenvolvimento continuou a melhorar a maneira como você trabalha com outras pessoas em diferentes softwares CAD. Por exemplo, muito trabalho foi feito para usuários do Revit que desejam compartilhar seus dados com o Inventor para fabricação personalizada. O Inventor já pode abrir dados do Revit e até mesmo escolher as partes apropriadas do projeto para suas necessidades. O mesmo acontece nesta versão, exceto que não há mais a necessidade de exportar um arquivo separado do Revit e enviá-lo por e-mail para o usuário do Inventor.
Agora, o usuário do Revit seleciona os dados que deseja enviar e cria uma troca de dados que é carregada no Autodesk Docs. O usuário do Inventor pode então acessar a troca de dados para carregar em seu projeto. Se os dados do Revit forem atualizados, eles permanecerão associativos dentro do Inventor sem enviar um novo arquivo de revisão por e-mail.
Inventor para Fusion 360
Você já considerou alguns dos recursos do Fusion 360 que complementam o Inventor? Se você quiser criar estratégias de caminho de ferramenta, simulações avançadas, projeto eletrônico ou executar um estudo de projeto generativo, encontrará alguns fluxos de trabalho de um clique na faixa de opções do Fusion 360. A faixa de opções atualizada fornecerá uma abordagem mais intuitiva para fluxos de trabalho downstream.
Aprimoramentos de modelagem de peças
Há um novo recurso de marcação que foi introduzido no Inventor 2023. Use a geometria de esboço para adicionar recursos de marcação a seus componentes padrão ou de chapa metálica. Ele pode ser exibido em 2D e 3D e exportado em um padrão plano como DXF ou DWG. Os estilos de marcação ajudarão a controlar as propriedades de modelagem e exportação de seus recursos de marca.
Existem vários aprimoramentos para chapas metálicas, como extrusão de flange de contorno assimétrico, informações estendidas no navegador e uma nova opção para exportar arestas curvas como arcos tangentes.
Agora você pode alterar as configurações de tolerância de cada um dos estados do modelo em seus componentes. Você pode configurar a tolerância, texto e parâmetros booleanos em uma planilha do Excel, se preferir.
Aprimoramentos de modelagem de montagem
Uma nova opção de Configurações de BOM foi introduzida nesta versão que permite controlar a visibilidade da quantidade zero e o sequenciamento do número do item. Clique em Configurações de BOM e veja as seguintes opções:
- Ocultar componentes suprimidos na BOM
- Numerar automaticamente os itens sequencialmente
Melhorias na documentação
Ao adicionar uma anotação 3D, você já deve saber que pode referenciar informações de iProperty para o item selecionado usando uma linha de chamada. No entanto, não havia uma maneira de escolher iProperties no nível da submontagem ou no nível da peça no passado. Na versão 2023, agora você pode fazer referência à iProperty de qualquer um dos níveis de submontagem associados ao objeto selecionado.
Ao editar uma vista de detalhes, use Editar propriedades de detalhes para alterar a forma do limite da vista de detalhes de circular para retangular. O comando é acessado a partir do menu de contexto da visualização no navegador ou na planilha.
O comando Alvo de referência é adicionado ao painel de anotação geral para que você possa estabelecer referências em superfícies irregulares. Agora você pode criar alvos de referência de ponto, círculo e retângulo.
Existem vários aprimoramentos feitos para símbolos de solda e acabamento de superfície para opções adicionais na caixa de diálogo de comando e atualizações para os padrões da indústria.
Melhorias de desempenho
Você prefere exibir threads em seu design? Agora há melhor desempenho mesmo ao mostrar uma grande quantidade deles em sua montagem. A ferramenta Punch também foi aprimorada significativamente quando você tem vários em seus componentes de chapa metálica.
Se você gosta de trabalhar no Modo Expresso para grandes montagens, notará um aumento no desempenho ao alterar a visibilidade dos componentes.
Aprenda mais sobre Autodesk Inventor: https://www.render.com.br/cursos/inventor
Artigo escrito por: Jim Byrne