O surgimento e evolução da impressão 3D

A impressão 3D tem recentemente preenchido histórias na mídia com exibições de seu notável potencial e versatilidade. Isso veio à tona devido aos custos de produção reduzidos a essa taxa. Enquanto uma vez era quase insuperável, agora existe a chance real de impressão 3D para as massas. Então, como essa tecnologia começou?

Inicialmente, era usado exclusivamente para grandes empresas que precisavam de protótipos detalhados para seus produtos. Era chamado de ‘prototipagem rápida’, mas havia um problema: os materiais dos quais os protótipos eram feitos não eram fortes o suficiente. A impressora poderia produzir o design e a estrutura desejada, mas era muito frágil, quase como cera. Então, para começar, essa tecnologia atendia engenheiros que precisavam ver como seus projetos eram reais.

Então, como sempre, a tecnologia progrediu. As empresas começaram a ver o potencial futuro deste tipo de máquina. Dinheiro e energia foram investidos na criação de materiais mais duráveis. Essa foi a chave do seu sucesso, pois a nanotecnologia passou a forjar projetos que não eram mais frágeis, mas pareciam tão duros quanto o metal. As criações eram tão fortes e resistentes quanto o concreto, e a evolução da impressora 3D cresceu muito a partir daí.

Essas máquinas não produzem mais somente projetos de protótipo, mas peças de trabalho reais que podem ser usadas imediatamente. As empresas começaram a sonhar grande e repensar suas estratégias. Agora, de repente, havia uma técnica para criar elementos para todos os tipos de usos diferentes, de uma maneira muito mais simples e econômica do que antes.

O potencial dessa tecnologia é vasto. Ainda é relativamente novo, mas em apenas alguns anos, o cenário dos processos industriais pode ser radicalmente alterado como resultado da impressão 3D. Isso mudaria radicalmente a maneira como grandes fabricantes, como as indústrias automotiva, produzem peças. Em um futuro não muito distante, você poderá vê-lo em grande escala, mesmo no mercado interno. Você quer uma chaleira nova? Encomende e imprima no conforto da sua própria casa!

A beleza da impressão 3D é sua versatilidade e, portanto, pode até ser usada pelas indústrias médica e de saúde na criação de peças para o corpo humano ou para próteses. O tempo e o custo de produção desses tipos de materiais sob medida serão massivamente reduzidos por novas tecnologias. Com os custos das máquinas de impressão 3D diminuindo o tempo todo, a revolução chegou firmemente. O tempo dirá apenas até onde eles irão para alcançar seu enorme potencial.

 

Artigo escrito por: Rob P James

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu