Instrumentos Virtuais do LabVIEW no Multisim

Além dos instrumentos virtuais típicos (Analisador Lógico, Osciloscópio, etc) para simulação de circuitos no Multisim, existe um conjunto especial de instrumentos conhecidos como Instrumentos LabVIEW.

O LabVIEW é uma linguagem de programação gráfica utilizada em aplicações de controle, medição, automatização, monitoramento, etc.

A linguagem de programação do LabVIEW é igual a qualquer outro tipo de linguagem, o que permite criarmos nossos próprios programas. A única diferença é que não se utiliza textos para a programação, mas sim blocos que se conectam entre si.

Para facilitar ainda mais a programação, o LabVIEW dispõe de muitas livrarias para fazer cálculos matemáticos, análises de sinais, aquisição de dados, entre outros.

Podemos criar um programa no LabVIEW e utilizar dentro do Multisim para realizar uma tarefa específica.
Utilizando a barra de instrumentos do Multisim, encontramos alguns instrumentos de LabVIEW que permitem criar certas aplicações.

De acordo com a figura abaixo, podemos observar que temos um analisador BJT, um medidor de impedância, um microfone, um autofalante, entre outros. Para utilizar esses instrumentos, os colocamos na área de trabalho do Multisim e com um clique duplo abrimos o seu painel frontal.

2-1
 Instrumentos de LabVIEW no Multisim

Na figura a seguir, vemos o bloco do Analisador BJT e o seu correspondente no painel frontal:

2-2

Para visualizar a ação de um desses instrumentos, abrimos o exemplo BjtAnalyser, disponível na pasta LabVIEW Instruments/Bjt Analyser do Multisim.

2-3
Circuito Bjt Analyser

Executando a simulação e efetuando um clique duplo no Analisador BJT, vemos o sinal que está sendo formado no transistor.

2-4

Uma das vantagens desse recurso é que podemos criar os nossos próprios instrumentos para realizar determinadas funções. Entretanto, é necessário ter conhecimentos de LabVIEW para programar os projetos específicos.

Caso queira obter maiores conhecimentos, a Render possui diversos cursos na área de eletrônica, com conceitos e exemplos práticos. O curso de Multisim 11 Fundamentos é um curso completo, envolvendo técnicas simples e avançadas para o desenvolvimento de projetos eletrônicos profissionais.

 

Nelson Vicente Soares
_______________________________________
Técnico em Eletrônica e Analista de Sistemas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Participe da nossa lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do nosso blog.

Você se inscreveu com sucesso!