O Ministério da Educação (MEC) e a Educação a Distância (EAD)

Alguns anos atrás, a educação a distância (EAD) era vista com muito receio por instituições renomadas do país e até pelo próprio Ministério da Educação (MEC).

Hoje o cenário mudou. Vemos universidades federais engajadas em programas de educação a distância, com incentivos do MEC e de outros órgãos de grande importância, como por exemplo, o CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Fotolia_5954757_XS

Um bom exemplo disso é o sistema integrado de educação a distância, denominado Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é incentivado pelos governantes nas esferas federal, estadual e municipal, e tem como foco principal a capacitação de professores de educação básica, porém sendo extensivo a toda a população. A UAB objetiva a descentralização da oferta de cursos superiores nas grandes cidades, permitindo que pessoas residentes em pequenas cidades do país tenham acesso ao ensino superior de qualidade, sem a necessidade de migrarem para as grandes metrópoles.

Conforme dados do Censo da Educação Superior realizado em 2010, pelo MEC (BRASIL, 2011), o número de matrículas em cursos a distância cresceu nos últimos anos e mostra tendência de crescimento. A idade média dos alunos matriculados nesta modalidade de cursos em 2010 era de 33 anos.

Dentre os motivos para a escolha de cursos EAD, destaca-se a falta da oferta de determinado curso presencial em determinado local, fator vivenciado principalmente por pessoas residentes em locais afastados das grandes metrópoles. Outro fator importante é a possibilidade de realizar a maior parte das atividades em casa, no escritório ou em ambiente da empresa na qual atua, sem a necessidade de se deslocar até a instituição de ensino, reduzindo custos e tempo de transporte. Destaca-se, ainda, que o aluno pode estudar conforme o seu ritmo de aprendizado e revisar os conteúdos sempre que necessário.

Portanto, nota-se que a educação a distância de qualidade é equiparada a educação presencial, e está cada vez mais difundida no Brasil.

Confira Os Cursos que a Render Preparou para você http://www.render.com.br/cursos

Fontes: 

http://portal.mec.gov.br/
http://www.uab.capes.gov.br/
http://www.capes.gov.br/
BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo da Educação Superior 2010: Divulgação dos principais resultados do Censo da Educação Superior 2010. Out. 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17212. Acesso em: 17 jul. 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.