Faça Cálculos Trigonométricos Facilmente!

Antes de ver como fazer cálculos trigonométricos facilmente, usando um recurso gratuito disponível online, vejamos o que significa Trigonometria e as principais relações matemáticas existentes entre triângulos.

O termo trigonometria provém de duas palavras gregas que significam Triângulo e Medida. E é um ramo da Matemática, destinado ao estudo de triângulos e todos os seus conceitos, relações e funções.
Um triângulo é composto basicamente de três segmentos de reta, denominados lados, que se interceptam dois a dois, formando uma figura geométrica, conforme mostrado abaixo.

Os lados A e B são chamados Catetos e o lado C é chamado Hipotenusa. Os catetos ainda podem ser designados em relação ao ângulo analisado. Na imagem acima, o lado A é oposto ao Ângulo X representado, logo este é o Cateto Oposto. Já o lado B está adjacente ao Ângulo X, logo é chamado Cateto Adjacente.
Não vou aprofundar no tema, mas de forma simples, afirmo que existem relações entre os ângulos formados entre os lados e o tamanho destes. Abaixo listo algumas funções para cálculo:

Mas, também é possível estabelecer relações considerando o Ângulo. Observe como ficam as relações, considerando o ângulo X da figura ilustrada acima.


Bom, agora que já sabemos um pouco sobre o tema, vejamos como calcular facilmente!
A Render Multimídia disponibiliza gratuitamente um recurso para você realizar cálculos trigonométricos de maneira simples e rápida. Acesse o link e comprove:
http://www.render.com.br/ferramentas/trigonometria
Você pode, por exemplo, informar o valor dos lados A e B e solicitar o cálculo:

E o triângulo obtido é mostrado, juntamente com os demais dados calculados:

Explore esse recurso, testando diversas formas de informação de dados e resolva seus exercícios de trigonometria facilmente!

25 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.