A importância do Projeto Elétrico

Quem já construiu ou reformou uma residência, com certeza já se irritou com o vai e vem nas lojas de material de construção para comprar fios, cabos e eletrodutos. Parece uma romaria sem fim. Você simplesmente não entende porque o seu eletricista não pede tudo de uma vez, ao invés de falar que faltam mais 10 metros de cabo cada vez que você volta com o material que ele acabou de pedir.

Isso acontece porque em grande parte das vezes, nesse tipo de construção residencial não é feito o projeto de instalações elétricas, uma vez que dependendo da metragem da edificação e da carga na instalação, os órgãos fiscalizadores não pedem este projeto como uma obrigatoriedade para a aprovação e alvará de construção.

E como não é obrigatório, economizamos no projeto certo? Errado!

Ao tentar economizar no projeto elétrico muitas vezes você gasta ainda mais na compra de material e no pagamento da mão de obra. O projeto elétrico serve para indicar exatamente onde estão cada ponto de tomada, iluminação, campainha, tv entre outros que podem ser adicionados à residência.  Na falta dela, a simples locação das tomadas se torna um pesadelo. Além de ser extremamente perigoso, sabe por quê?

Porque o profissional que realiza o projeto elétrico, além de locar os pontos de iluminação e tomadas, calcula a carga de todos os pontos, dimensionando a fiação e os disjuntores corretamente. Assim, evitamos curtos-circuitos por excesso de eletricidade passando na fiação. Este profissional também vai dimensionar corretamente as tomadas para usos específicos como máquinas de lavar e chuveiros. Afinal não tem coisa mais desagradável do que ficar embaixo do chuveiro frio porque o disjuntor caiu. Ele cai, porque a fiação ou o disjuntor não estão corretamente dimensionados para a corrente elétrica que passa neste ponto.

Viu como o projeto elétrico é importante? Ele garante uma instalação segura, evita dores de cabeça com quedas de disjuntores e curtos-circuitos que podem provocar incêndios na sua residência.

E voltando à nossa romaria com materiais de construção, quando você tem o projeto elétrico em mãos, tem também a lista de materiais, que mostra com exatidão quantos metros de cabos e eletrodutos sua instação vai precisar, quantas tomadas, de que tipo são, quantos interruptores, enfim, não é necessário esperar que o eletricista quantifique o que vai precisar. Até porque ele é um profissional qualificado para ler, entender e executar o projeto, e quando ele precisa definir a quantidade de material sempre pede uma quantidade e menos. É justamente para que o cliente não gaste com material desnecessário e acabe descontando dos seus honorários. Por isso a corrida nas lojas nunca termina.

Quer aprender a entender e realizar um projeto elétrico residencial? A Render está com dois novos cursos na área de projetos elétricos.  No curso Conceitos de Projetos Elétricos Residenciais, você aprenderá desde os conceitos iniciais de elétrica e como definir pontos de iluminação e tomadas, calcular suas cargas e definir circuitos, eletrodutos e disjuntores. Já o curso AutoCAD 2012 Projetos Elétricos – Exemplos Práticos é um complemento deste primeiro, ensinando, passo a passo, como fazer um projeto elétrico residencial no AutoCAD, com quantificações de material e diagrama unifilar.

Para complementar seus estudos de elétrica, que tal aprender a criar efeitos de iluminação, utilizando as melhores técnicas para cada ambiente? Veja nosso curso Luminotécnica Essencial e descubra quais as melhores lâmpadas, como usar iluminação direta, indireta, difusa e de trabalho e como economizar energia utilizando a iluminação corretamente. Estude com a Render e entenda melhor como funciona o mundo da eletricidade.

Copyright imagens: @auremar – Fotolia.com

Este post tem 3 comentários

  1. Realmente o projeto elétrico, mesmo em pequenas edificações, é um investimento que gera, além da economia em compra de materiais, redução nos posteriores custos com manutenções corretivas e custos extras com readequações necessárias e não previstas.

  2. Show..

  3. Por favor, acima de que metragem ou potencia elétrica instalada uma casa precisa ter projeto elétrico para receber 0 habite se?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu