17 melhores câmeras para iniciantes e profissionais

Se você está procurando câmeras para capturar fotos impressionantes, então você está no lugar certo. Investir em uma câmera é um grande passo e é por isso que compilamos uma lista das melhores câmeras para fotografia de nível iniciante e profissional. Todas as câmeras são divididas em 3 categorias, como nível básico, nível amador e profissional para facilitar a navegação.

Lembre-se, obter a câmera certa para sua fotografia é o início de sua jornada fotográfica. É por isso que incluímos as 17 melhores câmeras para levar sua fotografia para o próximo nível. Uma câmera cara não fará de você um fotógrafo premiado, mas aprender a tirar o melhor proveito de sua câmera definitivamente o destacará da multidão.

Câmeras DSLR de nível básico

Existem duas câmeras principais que são frequentemente recomendadas para novos fotógrafos. Estas são as câmeras Canon Rebel T7 e Nikon D3500. São câmeras pequenas, leves e poderosas que são um grande avanço em relação às câmeras de celular ou apontar e disparar. Essas câmeras permitem que os fotógrafos troquem lentes 64 e fotografem em formatos Raw, tornando-as o trampolim para fotógrafos que desejam levar suas fotos para o próximo nível no Lightroom e no Photoshop.

Ambos também possuem sensores APS-C, que são menores que o full frame, mas ainda capturam muitos detalhes. O principal benefício dessas câmeras é que elas podem usar tanto as lentes de nível básico mais baratas quanto as linhas de lentes profissionais. Isso significa que, com o tempo, você pode investir em vidro de qualidade profissional. As câmeras de nível básico da Canon e da Nikon são semelhantes e nenhuma é particularmente melhor que a outra. No entanto, essa decisão geralmente afeta em quais câmeras você investe a longo prazo.

1. Canon Rebel T7 With Kit Lens

Canon Rebel T7 com lente de kit: a câmera versátil da Canon projetada especificamente para iniciantes em DSLR. É uma câmera completa de 24,1 megapixels com um sensor APS-C de 14 bits que dispara 5 fps continuamente. Esta é uma ótima câmera para quem é novo na fotografia digital, porque é simples, leve e fácil de usar. A câmera pode ser usada com qualquer lente profissional EF ou EF-S da linha Canon e é perfeitamente capaz de capturar imagens com qualidade profissional.

2. Nikon D3500 With Kit Lens

A Nikon D3500 custa cerca de US$ 100 a US$ 200 a mais do que a câmera Canon com um kit semelhante. A câmera de nível básico da Nikon possui um sensor de 12 bits e 24,2 megapixels e oferece medição pontual — o método de medição usado por profissionais para obter a exposição certa para uma parte específica da imagem. A Nikon também se beneficia de ter 11 pontos de foco em comparação com os 9 da Canon e por ter um sensor um pouco maior que coleta mais luz.

Canon Rebel SL3

A câmera de nível básico da Canon projetada para gravação de vídeo. A câmera contém estabilização de imagem digital e entradas extras para microfones e outros acessórios necessários para gravação de vídeo profissional. Sensor de 24 megapixels, com capacidade de vídeo 4K 24fps e disparo contínuo de 7 fps. É fácil de transportar e segurar tudo graças ao corpo da câmera. 9 pontos-AF não é tão ruim, mas esta câmera tem muito a oferecer para iniciantes na categoria de baixo orçamento!

Câmeras sem espelho de nível básico

As Câmeras sem espelho criaram duas câmeras incríveis e baratas que são perfeitas para fotografia de paisagens. Ambas as câmeras custam US $ 900, tornando-as as câmeras sem espelho de nível profissional mais baratas do mercado. Mas cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.

3. Canon EOS RP

Esta câmera mirrorless full-frame é uma das melhores ofertas em fotografia. Isso permitirá que você entre nos sistemas profissionais por menos da metade do custo das outras câmeras. A única desvantagem é que o sistema de foco automático não é ótimo, ele só tem um slot para cartão SD, tem uma bateria pequena e só grava 5 quadros por segundo sem foco automático.

Ele também pode gravar vídeos em 4K, embora com um corte pesado de 1,5x, que transformará uma lente de 24 mm em uma visão de 35 mm – uma mudança não insignificante. Ainda assim, permite que os usuários usem lentes top de linha, e tem ótima qualidade de imagem. Se você está planejando fazer fotografia de viagens e paisagens, eu absolutamente recomendo esta câmera. Mas se você precisar fotografar esportes, casamentos ou vida selvagem, esta câmera provavelmente o decepcionará.

4. Nikon Z50

A resposta da Nikon à EOS RP. Ele possui um sensor de corte, mas pode gravar 11 fps (mais lento com foco automático) e vídeo 4K sem corte. Essas especificações são impressionantes em comparação com a EOS RP, mas o sensor de corte pode ser um problema para alguns fotógrafos. Esta câmera é ótima para usuários que já possuem uma Nikon DSLR e possuem algumas lentes, que podem ser adaptadas a este sistema. No momento, é bastante limitado nas lentes DX projetadas especificamente para esta montagem, mas é provável que isso mude no futuro.

A Nikon tende a ter sensores melhores que a Canon, mas o foco automático da Nikon em sistemas sem espelho ainda não é tão bom. Para fotografia de paisagem, a Nikon Z50 será ótima para a maioria dos usuários, porque é leve e permitirá que você use as melhores lentes FX de quadro completo e atualize o corpo quando esta começar a atrapalhar. Se você quiser tirar fotos da vida selvagem, ainda é melhor usar uma câmera DSLR, como uma Nikon D500 usada por um preço semelhante.

Câmeras DSLR APS-C de nível amador

As câmeras DSLR APS-C são uma pechincha no mercado de usados ​​no momento. Para o mercado de prosumer, sugiro fortemente pegar essas câmeras, porque elas oferecem benefícios que outros sistemas não podem oferecer no momento. O full frame tem seus benefícios, mas muitas das câmeras full frame focadas no prosumer não podem competir com as câmeras APS-C prosumer em termos de foco automático, velocidade e outros recursos. As câmeras APS-C são perfeitas para novos fotógrafos que desejam fotografar a vida selvagem ou fotografia de ação e esportes.

Os sensores menores aumentam a distância focal, transformando uma lente de 400 mm na Canon em uma lente de 640 mm ou uma lente de 600 mm na Nikon. E como os sensores normalmente têm os mesmos megapixels amontoados em um espaço menor que seus equivalentes full-frame, eles realmente produzirão imagens mais nítidas com mais detalhes do que aquelas de corte na mesma distância em full frame.

Qualquer desvantagem de usar um sensor menor na fotografia de paisagem também é rapidamente corrigida empilhando imagens ou criando panoramas. Contanto que você tenha um bom tripé, uma câmera APS-C nunca o impedirá. Aqui estão as minhas recomendações.

5. Canon 90D

Esta é uma ótima câmera geral. Possui a maior contagem de megapixels de qualquer câmera APS-C no mercado com seu sensor de 35mp e é capaz de gravar vídeos em 4K. Mesmo que o sensor tenha um fator de corte de 1,6, ainda é um desempenho incrível que será um grande avanço em relação às câmeras de nível básico da lista.

A câmera também possui detecção de rosto no visor óptico e pode disparar até 10 quadros por segundo! A única desvantagem desta câmera é que ela não é vedada contra intempéries e possui apenas um slot para cartão de memória.

6. Canon 7D mkII

A câmera APS profissional da Canon. A Canon 7D é a única câmera da linha profissional da canon que pode usar lentes EF profissionais e lentes EF-S de consumo. Ele não tem uma contagem de megapixels tão alta ou a capacidade de filmar em 4k.

Mas a razão pela qual tantos fotógrafos de vida selvagem e esportivos adoram esta câmera é por causa de seus slots de cartão duplos, disparo contínuo de 10 fps com foco automático incrível com 65 pontos de foco automático do tipo cruzado e vedação contra intempéries. Todos esses recursos combinados fazem desta uma fantástica câmera prosumer para fotografar no interior ou em qualquer circunstância em que uma câmera robusta seja necessária.

7. Nikon D500

A resposta da Nikon ao 7D MkII. Fiel à forma da Nikon, a Nikon D500 possui o melhor sensor APS-C do mercado. Esta câmera também possui um buffer maior, capaz de coletar até fotografar continuamente por 20 segundos sem encher o buffer. A câmera também possui 153 pontos de foco automático, sendo 99 os pontos de tipo cruzado mais precisos e a capacidade de fotografar em 4k!

De muitas maneiras, a Nikon D500 vai bater a Canon 7D MkII.

Mas essas diferenças são pequenas em termos de tiro no mundo real. Para a maioria dos fotógrafos, a escolha se resume a quais lentes você deseja comprar e para onde deseja ir no futuro. A Canon normalmente tem lentes melhores e mais baratas com mais acesso a opções de terceiros, enquanto a Nikon tem melhores especificações de câmera e sensores, mas está ficando para trás significativamente no mercado sem espelho. As câmeras sem espelho da Canon estão atualmente com um desempenho muito melhor do que as da Nikon no momento em que escrevo.

Câmeras sem espelho de nível amador

As câmeras sem espelho ainda são caras para a maioria dos fotógrafos neste estágio. Se você tiver dinheiro adiantado, essas câmeras podem ser uma ótima entrada no mercado mirrorless. E todos eles também funcionam muito bem com adaptadores, permitindo aos fotógrafos DSLR que procuram uma atualização uma maneira de usar suas lentes atuais sem precisar gastar muito dinheiro em novos equipamentos. A entrada da Sony no mercado de câmeras reduziu significativamente o preço dos corpos das câmeras, deixando as empresas compensarem suas perdas aumentando os preços das lentes. Portanto, se você estiver no mercado para uma dessas câmeras, sugiro escolher uma com a qual você possa usar suas lentes atuais. A Sony pode facilmente adaptar lentes Canon usando um adaptador Sigma barato, dando aos usuários a escolha entre câmeras sem espelho Sony e Canon.

Os atiradores da Nikon devem ficar principalmente com a Nikon. Os sensores ainda são melhores e, embora o foco automático e outras habilidades
ainda não são tão fortes quanto a Canon ou a Sony, eles estão alcançando muito rapidamente. O benefício do jogo sem espelho é que a maioria desses recursos melhora com as atualizações de software, portanto, uma câmera com dificuldades de desempenho agora pode melhorar significativamente 6 meses depois com uma nova atualização de software.

8. SONY A7C


O A7c é a opção de orçamento da Sony para o A7III. A câmera é praticamente idêntica, embora falte algumas especificações importantes. Por um lado, a câmera só pode fotografar com uma velocidade máxima do obturador de 1/4000 de segundo e possui apenas um único slot de cartão. Mas a câmera tem melhor duração da bateria e possui o mesmo sensor estabilizado da A7III. Se você pode viver com a falta de um segundo slot para cartão, esta câmera é uma ótima maneira de economizar US $ 200 e ainda obter as especificações impressionantes da A7III, que é a única câmera que mudou a fotografia digital como a conhecemos.

9. Nikon Z6

A primeira incursão da Nikon no mundo sem espelho. A câmera possui um sensor de quadro completo de 24,5 MP, enquanto fotografa continuamente 12 quadros por segundo. A desvantagem desta câmera em relação ao Z5 mais barato é que o Z6 não possui slots para cartão duplo. Caso contrário, é uma câmera melhor, mais rápida e mais leve. O Z5 carece de algumas funcionalidades para reduzir o custo. Mas, no geral, a Z6 ainda é a melhor câmera econômica. Muitos dos problemas que a Nikon enfrentou no lançamento inicial foram suavizados com atualizações que tornaram esta uma escolha fantástica para quem já investiu no ecossistema da Nikon.

10. Canon EOS R

A Canon EOS R é basicamente uma Canon 5D MkIV espremida em um corpo menor e mais barato. A Canon percorreu um longo caminho com esta câmera desde o lançamento inicial também. O foco automático é mais rápido e novos recursos são adicionados ou aprimorados a cada atualização.

Se você deseja começar no mundo das câmeras Mirrorless, a EOS R é uma ótima câmera para trabalhar. Ele pode ser facilmente adaptado para lentes Canon Ef mais antigas, o que abre um mundo inteiro de vidro barato e de alta qualidade se você não estiver pronto para pagar pelas caras lentes Canon R.

Câmeras DSLR de nível profissional

11. Nikon D850

Este é o topo da linha DSLR. A Nikon D850 tem a melhor faixa dinâmica e a maior contagem de megapixels do setor. Design robusto e à prova de intempéries com dois slots de cartão de memória, faixa dinâmica de 14,8 EV, obturador contínuo de 7 fps e 45,7 megapixels.

Ainda é considerado um dos três principais sensores já criados e foi o primeiro sensor de câmera a marcar 100 pelo DxOMark. Até hoje, só é igualado pelo Sony A7r III. O sensor da D850 é tão bom que compete com sensores de câmeras de médio formato, que são muito maiores que full frame.

Este é o melhor negócio do mercado e a câmera perfeita para fotógrafos de paisagem e vida selvagem. Nenhuma outra câmera pode competir com a versatilidade da D850, tornando-a minha melhor escolha.

12. Canon 5D MkIV

Se você já está no ecossistema da Canon, o 5D MkIV é a melhor escolha. A Canon 5d MkIV é o padrão profissional. É todo o corpo da câmera profissional amado por fotógrafos de paisagens, casamentos, esportes e vida selvagem em todo o mundo. Dois slots para cartão de memória, vedação contra intempéries, faixa dinâmica de 13,6 EV, disparo contínuo de 7 fps e um sensor de 30,4 megapixels fazem desta câmera minha segunda escolha para fotógrafos de paisagem.

Câmeras sem espelho de nível profissional

13. Sony a7R IV

A câmera top de linha da Sony voltada para profissionais que precisam obter o máximo de resolução de suas câmeras. Esta câmera sem espelho atualmente possui o maior sensor de megapixels do mercado full frame, com 61 megapixels efetivos. Além de oferecer faixa dinâmica líder de classe em 14,8 EVs e 26 bits de profundidade de cor. Ele também oferece estabilização de sensor no corpo e a capacidade de filmar 4k30.

14. Canon EOS R5


A câmera breakout de alto megapixel da Canon. A EOS R5 tira fotos de 45 megapixels e é a primeira câmera da Canon a gravar 8K30. O sensor da Canon vem com respeitável 14,6 EVs de faixa dinâmica e profundidade de cor de 25,3 bits, fazendo com que fique um pouco atrás da Nikon. Esta câmera tem recursos mais do que suficientes para fotografia de paisagem e também será uma opção incrível para a vida selvagem e pássaros em voo, graças aos sistemas de foco automático topo de linha da Canon e lentes incrivelmente nítidas.

15. Nikon Z7II

A resposta da Nikon para a Canon EOS R5. $ 1.000 mais barato para uma configuração muito semelhante. Como sempre, a tecnologia de sensor da Nikon tira as outras marcas da água, capturando 14,7 EV de faixa dinâmica e 26,3 bits de profundidade de cor de seu sensor de 45,7 megapixels. A câmera Nikon é a opção perfeita para quem deseja obter a máxima qualidade de imagem absoluta, e atualmente tem o preço mais atraente do grupo. Fiel ao formato da Nikon, este é o melhor sensor full frame do mercado, alcançando as pontuações combinadas mais altas para faixa dinâmica, profundidade de cor e desempenho ISO.

É também o corpo de câmera mais barato de sua classe, tornando-o um sistema muito atraente para fotógrafos profissionais que entram no mundo sem espelho. Sensor de 45,7 megapixels com estabilização de 5 eixos no corpo, 493 pontos de foco automático de detecção de fase, disparo de 10 fps, 4k60 e possui dois slots para cartão de memória.

16. Fujifilm GFX 100


A melhor câmera de médio formato da Fuji e uma das principais concorrentes do mercado. Esta câmera possui um sensor incrivelmente grande de 102 megapixels capaz de capturar mais luz do que qualquer outra câmera no mercado. O tamanho maior do sensor produz pixels maiores que gravam mais luz com menos ruído do que sensores menores com megapixels equivalentes, tornando as imagens mais nítidas e mais flexíveis no pós-processamento. Essas câmeras são projetadas para fotógrafos de paisagens e produtos que precisam do máximo de detalhes em cada imagem. A GFX 100 inclui estabilização de imagem de 5 eixos, 3,76 milhões de pontos de foco automático, enquanto fotografa a 5fps e 4K30.

17. Fuji GFX 50s


A GFX 50s é uma câmera de médio formato mais econômica, construída para aqueles que precisam do máximo desempenho de seus pixels. A câmera foi projetada para paisagens, retratos e fotografia de produtos, com seu sensor incrivelmente grande capaz de capturar muito mais luz do que full frame. A câmera possui um sensor de 51,4 megapixels, grava em 3fps e vídeo em 1080p30. É uma câmera de orçamento médio com tela inclinável e pode capturar mais luzes, tornando-a a melhor escolha em condições de baixa iluminação.

Obrigado por chegar até aqui e espero ter escolhido um vencedor de acordo com sua necessidade de fotografia. Lembre-se, obter uma câmera é apenas o começo, se você quiser se destacar da multidão, é preciso muito mais do que apenas escolher a melhor câmera.

Aprenda mais sobre Foto, áudio e vídeo: https://www.render.com.br/areas/foto-audio-e-video

Artigo escrito por: Bunty Pundir

Compartilhe e curta!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.