Diferenças entre renderização 3D e visualização 3D

Conforme você aprende mais sobre CAD, verá dois termos que são usados ​​com frequência. Esses dois termos são visualização 3D e renderização 3D, que podem parecer semelhantes, mas na verdade são bem diferentes.

O que é visualização 3D?

Vamos deixar uma coisa clara: visualização 3D e modelagem 3D são a mesma coisa.

Durante o processo de fabricação do produto, a parte mais difícil do trabalho é projetar o produto. O processo de design em si deve passar por várias etapas, incluindo a idealização, design de conceito, esboço, pesquisa de mercado, análise de capacidade de fabricação, modelagem e prototipagem. Ao longo do processo, os designers devem considerar não apenas o aspecto estético do produto a ser fabricado, mas também outros fatores, como funcionalidade e experiência do usuário.

Claro, o Designers de renderização 3D também deve conduzir uma análise conjunta com fábricas ou outras instalações de manufatura para descobrir se o novo projeto faz sentido técnico e financeiro para ser produzido em primeiro lugar. Se o design for muito intrincado ou complexo, provavelmente serão necessárias alterações no design. É aqui que entra a visualização 3D.

desenho de bicicletas

Em vez de se envolver em um processo de tentativa e erro potencialmente ineficaz, os designers utilizam o software CAD para desenvolver um modelo funcional do produto com base nas especificações fornecidas pelas fábricas ou clientes. Graças ao CAD 3D, serviços de design de produto pode ser preciso nos mínimos detalhes porque cada peça é processada digitalmente em um computador.

O resultado é uma imagem digital que contém uma infinidade de informações relevantes para suas especificações. Mais do que apenas forma e dimensão, as informações também podem incluir materiais, texturas, cores, o funcionamento interno de peças mecânicas e resultados de testes de simulações de uso.

Com base na explicação acima, a visualização 3D pode ser definida como o processo de criação de imagens tridimensionais de um objeto (não apenas um produto) usando um software especializado. A imagem criada a partir do processo é chamada de modelo 3D, que pode ser desconstruída e reconstruída digitalmente peça por peça.

O que é renderização em 3D?

Em comparação com a visualização 3D, uma renderização 3D pode ser visualmente menos complicada, embora tecnicamente mais sofisticada. Isso ocorre porque você não pode fazer o processo de renderização 3D sem ter um modelo 3D para começar.

Uma renderização 3D de um objeto aparecerá (na tela) exatamente como seria na vida real. Talvez seja um pouco difícil de compreender, mas na realidade, serviços de renderização 3D fotorrealista irá transformar um modelo 3D em um arquivo visual bidimensional.

Pense nisso como tirar uma fotografia de uma sala. Você ainda pode ver as proporções realistas entre todas as coisas na sala e sentir o espaço tridimensional da foto, mas não pode realmente ver a sala em 3D.

desenho de avião de caça

O que você tem nada mais é do que uma imagem impressa em um pedaço de papel. A mesma coisa se aplica a uma gravação de vídeo da sala. O que você considera uma visão 3D é apenas uma ilusão de profundidade em sua mente, o que acontece porque a fotografia e o vídeo são a maior representação realista possível da sala.

Ao contrário de uma fotografia e/ou vídeo, no entanto, um Serviço de renderização comercial 3D exige muito mais recursos. Uma câmera simplesmente registra objetos físicos junto com todos os elementos que estão naturalmente ao redor do objeto.

Por exemplo, iluminação, intensidade da luz, sombras e cores. Supondo que um vídeo seja gravado em um ambiente externo, pode haver movimentos naturais de objetos (seja pelo vento ou outras forças), nuvens, céu, luz do sol e assim por diante.

Em suma, a renderização 3D é o processo de criação de imagens fotorrealistas de modelos 3D. O resultado final é um instantâneo ou vídeo realista de objetos que ainda não foram construídos fisicamente. Ele permite que designers e clientes revisem todo o design e como ele deve ser no mundo real.

Para dar às imagens propriedades realistas, o software deve oferecer a opção de criar fontes de luz artificial, camadas externas ou texturas de modelos, simulações de objetos em movimento e ajustes para ângulos de visão. Uma renderização em 3D de uma sala pode dar aos clientes um passeio de 360 ​​graus do espaço, visto online ou usando um dispositivo de renderização de realidade virtual.

Onde estão as diferenças

Saber as diferenças entre a renderização 3D e a visualização 3D permite uma comunicação mais eficaz e produtiva entre Profissionais e clientes de CAD. Agora que você sabe que esses termos não devem ser usados ​​alternadamente, é hora de aprender suas diferenças nos detalhes.

Informações e formatos de arquivo

Há muito mais informações contidas em uma visualização 3D do que em uma renderização 3D. Um único modelo 3D pode incluir especificações detalhadas do objeto, incluindo, mas não se limitando a peças de forma, dimensão, volume, peso, materiais, cores e talvez estimativa de custo para produzir um objeto físico. O formato do arquivo depende do software usado para fazer o modelo; formatos de arquivo comuns são STL, DWG, OBJ, 3DS, IGES e assim por diante. Alguns formatos são proprietários, o que significa que funcionam apenas em seu software nativo.

Para fins de usabilidade e fácil compartilhamento, a renderização 3D de imagem ou vídeo é geralmente salva em formatos comuns como JPG e PNG (para imagem) ou MPEG e MP4 para vídeos. Este método permite que os clientes ou qualquer outra pessoa abra o resultado da renderização em um visualizador de imagem comum ou aplicativo de reprodutor de vídeo. Não há necessidade de usar software CAD.

Visualização primeiro, renderização em seguida

Conforme mencionado anteriormente, você não pode iniciar o processo de renderização 3D sem um modelo 3D. Em muitos casos, o modelo 3D pode ser bastante realista, para começar. No entanto, o objeto ainda existe digitalmente por conta própria, sem cenário de qualquer tipo.

casa de retiro

Visto que o cenário é necessário para construir imagens fotorrealistas, a renderização 3D entra em jogo. O computador simulará o ambiente no qual o objeto deve estar presente; isso significa adicionar luzes, sombras e outros elementos naturais.

Eles podem precisar de ferramentas diferentes

Alguns Artistas de desenho CAD pode fazer visualização 3D e renderização 3D, mas isso não significa que os processos usem o mesmo tipo de software. Na maioria dos casos (senão em todos), os profissionais usarão ferramentas diferentes.

Alguns dos softwares de visualização 3D mais populares incluem SketchUp, AutoCAD, SolidWorks, Blender e Rhino3D. Por outro lado, o software para renderização 3D inclui V-Ray, Blender, 3Delight e RenderMan.

Reutilização

Um modelo 3D é essencialmente um objeto geométrico que pode ser modificado e reutilizado facilmente por Serviços de renderização 3D. Além disso, pode ser usado várias vezes para renderizar para obter uma aparência diferente do objeto em várias cenas.

Uma renderização 3D é muito mais difícil de modificar, especialmente quando foi salva em formatos comuns como PNG ou MP4. Seria mais fácil refazer todo o processo de renderização do que modificar um trabalho já feito.

Uso

Uma visualização 3D é provavelmente usada como uma visão geral técnica de um projeto antes do início da produção. O objeto é uma representação digital detalhada do artefato real com especificações precisas de cada parte. Ele pode ser usado como uma referência para construir protótipos usando Programação de máquina CNC ou outras ferramentas de fabricação.

Quando se trata de renderização 3D, no entanto, o uso mais provável é limitado à apresentação do projeto para mostrar como um objeto deve ser, presumindo que ele existe fisicamente. Se a renderização for baseada em produtos existentes, a renderização pode ser usada como um material para fins de marketing.

Aprenda mais em nossos cursos:

https://www.render.com.br/loja

Artigo escrito por: Mario

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.