Designcenter – o que é e qual é o seu significado para o futuro do NX e do Solid Edge?

 

A Siemens está mudando os nomes do NX e do Solid Edge. Agora eles se chamam Designcenter NX e Designcenter Solid Edge, respectivamente. Mas o que significa, de fato, o prefixo Designcenter? Será que é apenas um slogan chamativo criado pelos especialistas em marketing da Siemens? Nós respondemos.

A Siemens Digital Industries Software frequentemente altera os nomes de seus produtos. No entanto, a introdução do nome comum Designcenter para seus produtos CAD parece uma decisão bem planejada. Designcenter traz uma mudança real e certamente define a direção para o desenvolvimento dos softwares NX e Solid Edge .

Vamos começar do início. Designcenter refere-se a todo o portfólio de produtos de design digital oferecidos pela Siemens. O pacote Designcenter engloba tanto o NX quanto o Solid Edge. Foi apresentado pela primeira vez no início de 2025 na Consumer Electronics Show (CES) e, como anunciado pelo fabricante, visa integrar todas as soluções CAD da Siemens. O Designcenter se posiciona, portanto, como um denominador comum para os pacotes NX mais avançados, bem como para as configurações mais básicas do Solid Edge.

A chave para a integração entre NX e Solid Edge

Integrar os sistemas CAD da Siemens em um único ecossistema maior parece um passo natural . Não se trata apenas do fato de o portfólio da empresa incluir tanto o sistema NX de ponta quanto a solução intermediária Solid Edge. As ofertas da Dassault Systèmes (Catia para grandes organizações, Solidworks como opção de entrada), PTC (Creo/Onshape) e Autodesk (Inventor/Fusion) têm estrutura semelhante.

A Siemens, no entanto, possui algo mais: o kernel Parasolid , de sua propriedade e que serve de base tanto para o NX quanto para o Solid Edge. Em comparação, a Dassault Systèmes licencia a Siemens para o Solidworks, e a PTC licencia para o Onshape. A Siemens também possui seu próprio solver D-Cubed para calcular restrições geométricas 3D em aplicações CAD/CAM/CAE. Ela o utiliza no NX e no Solid Edge, enquanto seus concorrentes o licenciam. Essa é uma clara vantagem, já que essas tecnologias são essenciais para esses tipos de aplicações.

Não é surpresa, portanto, que, como o NX e o Solid Edge são baseados nos mesmos “motores” — e vale ressaltar: pertencentes à Siemens —, a empresa tenha visto uma oportunidade de integrar ainda mais os dois sistemas. A introdução do Designcenter e a unificação dos nomes dos dois programas são a melhor expressão dessa estratégia.

As melhores ferramentas CAD para empresas de todos os portes

A integração de sistemas CAD no Designcenter também tem uma dimensão comercial. O objetivo é oferecer a todos os usuários acesso à mesma família de softwares, independentemente do nível de desenvolvimento do projeto, tudo dentro de um modelo naturalmente escalável. Bob Haubrock , vice-presidente sênior de Software de Engenharia de Produto da Siemens Digital Industries Software, explica isso em detalhes.

“O Designcenter é o único sistema que permite ir de um a 10.000 usuários, desde a menor startup até os maiores e mais exigentes clientes que temos, aqueles que criam os produtos mais complexos do mundo”, afirma Haubrock.

“Nossos concorrentes têm sistemas CAD mais ou menos avançados, mas eles não são tão interligados. Nossos sistemas compartilham os mesmos bancos de dados e utilizam o mesmo backend, tornando os dados entre eles 100% compatíveis. Isso permite que eles se adaptem livremente à medida que a empresa cresce”, acrescenta Haubrock.

Para simplificar ainda mais a escalabilidade das necessidades de software CAD, a Siemens unificou os nomes das versões de seus softwares, Solid Edge e NX. Ambos os sistemas estão atualmente disponíveis nos pacotes Standard , Advanced e Premium (o NX também possui uma versão Essentials acessível via navegador).

Aprimorando as capacidades do software com tokens

A ideia de escalabilidade não se resume apenas ao fato de o NX e o Solid Edge compartilharem as mesmas tecnologias, permitirem a troca livre de arquivos de projeto e estarem disponíveis em pacotes com posicionamento idêntico. Trata-se também da disponibilidade de ferramentas adicionais.

A Siemens está desenvolvendo ativamente um modelo de licenciamento baseado em valor (VBA) , especificamente uma solução de tokens . Cada usuário do NX ou Solid Edge pode adquirir um conjunto específico de tokens, que permitem o uso de módulos adicionais dentro do portfólio Siemens Xcelerator . Por exemplo, se um usuário estiver trabalhando em um projeto específico no Solid Edge que requer análise de elementos finitos (FEA), ele pode trocar os tokens pelo módulo de Simulação e usá-lo por um período determinado sem precisar adquirir uma licença permanente. Quando o módulo não for mais necessário, basta desativá-lo e os tokens retornam ao conjunto. Esses tokens podem ser usados ​​para “alugar” qualquer outro módulo (mais de 100 extensões diferentes dedicadas a sistemas individuais estão disponíveis para Solid Edge e NX).

O modelo de token está disponível tanto para NX quanto para Solid Edge. Ele permite que você crie seu próprio espaço de trabalho CAD personalizado e flexível. Esse ambiente permite que você conclua praticamente qualquer tarefa de projeto sem sair do ecossistema Designcenter – seja roteando fiação elétrica com o módulo Electrical Routing ou projetando sistemas de tubulação com o XpresRoute .

Designcenter: uma abordagem integrada ao design

Versatilidade excepcional, escalabilidade e uma abordagem integrada ao design são os valores-chave do Designcenter, que devem permitir à Siemens aumentar sua participação no segmento de aplicativos CAD profissionais. Outros argumentos que conferem à empresa uma vantagem nesse sentido incluem ferramentas de IA intensamente desenvolvidas e soluções em nuvem ( Copilot , Teamcenter Share , etc.). Isso é uma ótima notícia, especialmente para os usuários dos sistemas CAD da Siemens. O Designcenter pretende se destacar como um ecossistema moderno, consistente com as funcionalidades que serão lançadas simultaneamente no NX e no Solid Edge.

A família de produtos Designcenter certamente precisará de tempo para conquistar o reconhecimento dos usuários. No entanto, é difícil ignorar a impressão de que ela se encaixa perfeitamente no amplo portfólio de softwares da Siemens . Como ambiente de design, o Designcenter se equipara a sistemas de nomes semelhantes como Teamcenter , Simcenter e Opcenter , todos soluções reconhecidas mundialmente. 

NX e Solid Edge permanecem programas separados por enquanto. Eles são desenvolvidos independentemente e dedicados a segmentos diferentes, mas sua integração mútua já é visível. Esperamos que esse processo continue a evoluir nos próximos anos. Será que isso realmente acontecerá? Só o tempo dirá.

Aprenda mais sobre NX: https://www.render.com.br/cursos/nx

Aprenda mais sobre Solid Edge: https://www.render.com.br/cursos/solid-edge

 

Artigo escrito por: PiotrG

Compartilhe e curta!