Automatizando Escalas no AutoCAD

Saiba Como configurar a Automatização de Escala para Textos


Há pouco tempo atrás, trabalhar com representação de elementos em escala no AutoCAD não era muito fácil. Eram necessárias várias camadas, uma para cada fator de escala utilizado, cálculos para adequar o tamanho de um objeto ao fator de escala desejado, entre outros. Portanto, muitas etapas eram necessárias para representar adequadamente um modelo em vários fatores de escala.

Desde a versão 2008 do AutoCAD, a representação de elementos em diferentes fatores de escala foi automatizada, graças à inserção do recurso Annotation Scale. Agora, basta selecionar o elemento, ativar o recurso de automatização de escala e especificar em quais fatores de escala este elemento ficará visível.

Desta forma, o uso da automatização de escalas é vantajoso, pois permite o desenvolvimento de um projeto de forma bem mais rápida. Basta apenas definir as entidades e as escalas em que elas serão exibidas.

Com este recurso também podemos ocultar alguns elementos que não deverão ser exibidos em um determinado fator de escala. Isto é útil, por exemplo, quando desejamos exibir as cotas de um detalhe da peça somente em uma determinada seção, que está sendo exibida em um fator de escala diferente do restante do projeto.

A grande maioria dos elementos que compõem um projeto pode ser configurada para exibição em diferentes fatores de escala. Esses objetos vão desde as hachuras, que representam o material utilizado na peça, até as cotas e os textos auxiliares existentes em tabelas e outros elementos representativos.

Cada um destes elementos é configurado de forma independente, o que facilita na definição da visualização em um determinado fator de escala, configurado em uma viewport.

No caso dos textos, podemos criar um estilo de texto já configurado para ser exibido em diferentes fatores de escala. Este estilo poderá ser utilizado em qualquer outro elemento que contenha texto em sua estrutura, por exemplo, tabelas, cotas, entre outros itens.

O trabalho com cotas se beneficiou com o excelente recurso Annotation Scale, pois graças à configuração de exibição em diferentes fatores de escala, podemos especificar, por exemplo, que uma determinada cota será exibida somente em uma seção ou em todas as vistas do projeto.

Porém, encontramos algumas entidades como as tabelas e arquivos de referência que não podem ser exibidos com estilos anotativos.
Aprenda a configurar a automatização de escala para textos:

Este post tem 2 comentários

  1. Olá Pessoal da RenderBlog!
    Assisti a Aula: “Saiba Como configurar a Automatização de Escala para Textos” e fiz tudo que estava falando no vídeo.. no entanto, Não funcionou quando fui gerar as view ports no Layout. Gostaria de saber qual a UNITS que foi feito esse vídeo, e qual é a unidade utilizada para criar as Pranchas (por exemplo, uma viewport no tamanho de um papel A4, utilizo 297 x 210 ou 29.70 x 21.00 ?).
    Vale lembrar que costumo trabalhar no CAD com a unidade em METERS.
    Desde já agradeço pela atenção despendida!
    Grande abraço.

  2. Meu amigo Igor você poderia postar uma pergunta em nossa área especializada para respostas, conhecida como Render Respostas Segue link abaixo.
    Respostas.render.com.br
    Obrigado por entrar em contato!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu

Seu Futuro começa aqui!

+ de 360 cursos de CAD, CAM, arquitetura, engenharia, eletrônica, animação 3D, design, desenho técnico e games

Temos aqui um CUPOM especial para você!