Unidades em complementos do Blender

Pode não ser imediatamente óbvio como fazer o Blender mostrar unidades junto com as propriedades que você define em seus complementos, mas felizmente não é tão difícil.

Existem dois aspectos para a exibição de unidades, representação e definição.

Representação

Isso determina como os valores de propriedade são exibidos e é algo controlado pelo usuário final.

Ele é configurado nas propriedades da cena, especificamente no painel Unidades.

A escolha principal aqui é entre Métrico e Imperial, mas você também pode escolher unidades específicas para certas quantidades, por exemplo, você pode preferir Celsius em vez de Kelvin.

A propriedade Escala de Unidade é conveniente se você estiver trabalhando em escala. Trabalho com trens modelo na escala H0 e às vezes faço visualizações no Blender. Em seguida, defino a escala da unidade para 87 (porque H0 é escala 1:87) e, em seguida, as dimensões do edifício etc. aparecerão com suas dimensões do mundo real.

Definição

Isso determina de que tipo de quantidade estamos falando.

Isso é algo que você configura em suas definições de propriedade. Para Propriedade Flutuante por exemplo, você tem os parâmetros subtipo e unidade. Se você deixar a unidade em NONE, o Blender não mostrará nenhuma unidade!

Digamos que você queira definir/adicionar uma propriedade chamada “floor area” ao seu complemento, você pode querer configurá-lo assim:

	floorarea = FloatProperty(
    	    name="Floor area",
    	    subtype="DISTANCE",
            unit="AREA")

Então o subtipo define com qual quantidade estamos lidando, e DISTANCE é usado para qualquer coisa que possa ser expressa como um comprimento (ou no caso de uma área, comprimento ao quadrado). Algumas outras opções para subtipo são ANGLE e TIME.

O subtipo determina o widget que é usado também, o que é especialmente importante para propriedades que são listas de coisas, como um FloatVectorProperty que mostra um seletor de cores quando o subtipo é COLOR e outros widgets quando o subtipo é, por exemplo, DIRECTION.

Cada tipo de propriedade tem seu próprio conjunto de subtipos e unidades possíveis.

O parâmetro unidade define a unidade real a ser usada. Por exemplo, para um subtipo DISTANCE, você pode usar LENGTH, AREA ou VOLUME. Para uma ÁREA, o valor da propriedade seria exibido como m² ou ft², dependendo do Sistema de Unidades selecionado nas propriedades da Cena.

Aprenda mais sobre Blender: https://www.render.com.br/cursos/blender

Artigo escrito por: Michel

Compartilhe e curta!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.