No dia 17 de outubro comemora-se o dia da indústria aeronáutica no Brasil, celebrando o voo inaugural do bi plano Muniz M-7 em 1935. Este modelo monomotor foi projetado por António Guedes Muniz e desenvolvido em Campo dos Afonsos (RJ), sendo que foram construídas 27 unidades deste modelo.
Fonte: guilhermegerold
A indústria aeronáutica brasileira demorou para “decolar”, pois embora a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) tenha sido criada em 1969, em São José dos Campos (SP), apenas nos últimos 20 anos mostrou avanços significativos.
Com o grande crescimento dessa indústria a nível internacional, ela está conquistando maior espaço no Brasil, onde a Embraer, por exemplo, atua em todas as etapas de um processo complexo, desde o projeto, desenvolvimento, fabricação e venda até o suporte pós-venda. As aeronaves brasileiras são comercializadas para segmentos comerciais, executivos, de defesa e segurança.
Fonte: embraerexecutivejets
A nível mundial destacam-se as empresas Boeing (Estados Unidos), Airbus (Alemanha, França, Inglaterra e Espanha) e Bombardier (Canadá). A Embraer, embora não tão conhecida, está em amplo crescimento e já se instalou em algumas partes do mundo, conforme imagem abaixo.
Fonte: embraer
A Embraer já é dona de aproximadamente 76% das unidades de jatos comercializadas. Com o KC-390, a empresa brasileira pretende produzir o maior avião da América Latina, tendo uma envergadura de 35 metros, comprimento de quase 34 metros e altura de um pouco mais que 10 metros. Será possível transportar até 23 toneladas de carga a uma velocidade de aproximadamente 900 km/h. Para isso estão sendo investidos 2 bilhões de dólares.
Fonte: G1.Globo
Conheça um pouco mais sobre a história da Embraer:
http://www.centrohistoricoembraer.com.br/sites/timeline/pt-BR/Paginas/default.aspx
Saiba de forma geral como uma aeronave é fabricada:
http://www1.embraer.com.br/hotsites/tour_virtual/portugues/hotsite.asp
Aproveite o aquecimento deste mercado e se especialize para trabalhar no ramo aeronáutico, tanto nas empresas fabricantes, como em fornecedores do setor.
Para atuar com projetos, por exemplo, além de uma formação em engenharia, você deve aprender a usar diversos softwares CAD/CAE, como por exemplo, Catia, SolidWorks, Unigraphics, Ansys, entre outros.
Já para atuar em processos produtivos, qualidade e até mesmo materiais, além da formação em engenharia, você deve possuir habilidades e conhecimento em máquinas, sistemas de qualidade internacional e profundo conhecimento na área de materiais, principalmente no que diz respeito à relação entre propriedades e desempenho em serviço.
Comece a se preparar para esse mercado agora mesmo, com os cursos da Render, os quais contribuem para o modelamento e simulação de aeronaves e peças para indústria aeronáutica. Confira:
Abaixo imagem de um modelo de aeronave modelado no software SolidWorks.