Raramente um design acerta na primeira tentativa. Fazer alterações é uma etapa fundamental na criação, evolução e aprimoramento de seus designs e produtos. O SOLIDWORKS xDesign torna o processo iterativo de fazer alterações extremamente rápido, fornecendo ferramentas simplificadas e menus que economizam tempo.
Vamos analisar o componente de came em uma montagem para os componentes internos de uma ferramenta de serra tico-tico. Para projetar este componente, utilizamos fortemente outras geometrias para definir sua forma e tamanho. Seria incrivelmente poderoso que as alterações de projeto se propagassem para as outras peças da montagem.
Compreendendo as mudanças de projeto no eixo
Atualmente, o eixo de transmissão da engrenagem vermelha na imagem abaixo tem um diâmetro externo de 8 milímetros. Essa dimensão de diâmetro não está conectada a outras dimensões no projeto e existe apenas no contexto daquele único componente.
Componentes internos no conjunto do quebra-cabeça
Para focar melhor em uma peça específica, podemos isolar o eixo para revisar seu dimensionamento. Isolar um componente ocultará todo o resto da montagem, permitindo que nos aprofundemos em um único componente (ou grupo de componentes). O diâmetro é acionado (mostrado em cinza) e sua aresta não está conectada à aresta desejada para um relacionamento em contexto. No componente do eixo de transmissão da engrenagem, podemos ver referências externas e isolá-las.
Fazendo alterações em outras dimensões
Analisando outro componente ao qual o eixo está associado, vemos que o diâmetro interno está definido como 8 milímetros. Abaixo, alterei o diâmetro para 9,5 milímetros para atualizar o componente. No canto inferior esquerdo da área de gráficos do xDesign, as trilhas de navegação permitem que o usuário retorne facilmente à montagem de nível superior. As trilhas de navegação permitem que o usuário se concentre na intenção da modelagem e, possivelmente, minimize outras partes da interface, como a árvore de recursos.
Ajustando o diâmetro de uma peça no SOLIDWORKS xDesign
Adicionando relações no contexto
Voltando ao eixo de transmissão, podemos ver que ele não foi atualizado para a dimensão atual de 9,5 milímetros. Para vincular o eixo de transmissão aos outros componentes, primeiro é necessário remover a dimensão existente. A partir daí, uma relação de igualdade pode ser adicionada entre o eixo da engrenagem e o eixo de saída da engrenagem. O SOLIDWORKS xDesign oferece opções contextuais com base em nossa seleção para agilizar o processo de adição de relações.
Isolar um relacionamento para romper as conexões atuais
Ao analisar os dois componentes alterados, podemos ver que os modelos estão vinculados pela relação, e quaisquer alterações de dimensão em um deles serão refletidas no outro. Fazer alterações de projeto no SOLIDWORKS xDesign é uma experiência familiar para usuários do SOLIDWORKS ou de outros softwares CAD. Referências externas permitem que os usuários estabeleçam conexões com outras geometrias.
Adicionando a relação no contexto
As referências podem ser quebradas e estabelecidas de forma esperada para definir a intenção de design necessária para o projeto. Neste caso, introduzimos redundância ao modelo. Nossa intenção de design seria relacionar os diâmetros entre si e, com o poder do SOLIDWORKS xDesign, podemos criar facilmente essas dependências.
Aprenda mais sobre SolidWorks: https://www.render.com.br/cursos/solidworks
Artigo escrito por: Wayne White