[aikit_audio_player]
Classificar uma lista é um uso muito comum do Excel, mas há algumas coisas a serem consideradas ao fazer isso e alguns recursos extras que você talvez não conheça.
A primeira tarefa é selecionar os dados que você deseja classificar.
Se seus dados estiverem em uma tabela, se você selecionar qualquer célula da tabela, o Excel assumirá que você deseja classificar a tabela inteira.
Se os dados não estiverem em uma tabela, o Excel ainda adivinhará o que você deseja classificar, porém acho melhor escolher proativamente, em vez de presumir que o Excel acertará!
Certifique-se de destacar todas as linhas do intervalo que deseja classificar. Você pode destacar colunas inteiras clicando nas letras das colunas, o que garantirá que todas as linhas sejam incluídas (embora não seja uma boa ideia se você tiver outros dados abaixo da sua lista).
Além disso, certifique-se de que todas as colunas dos seus dados estejam incluídas, caso contrário você poderá acabar quebrando irrevogavelmente as linhas de dados, classificando algumas colunas e não outras!
Depois de selecionar seus dados, clique em um dos botões de classificação.
Clicar em qualquer um dos dois botões pequenos classificará com base na primeira coluna de seus dados, em ordem crescente ou decrescente. O botão de classificação maior (circulado acima) oferece muito mais flexibilidade.
Clicar aqui revelará a seguinte caixa:
A primeira coisa a verificar é se a caixa de seleção “Meus dados têm cabeçalhos” está correta, pois, se marcada, tratará a primeira linha do seu intervalo como cabeçalhos e não a incluirá na classificação.
Você pode então escolher em qual coluna classificar. Este é um menu suspenso dos títulos das colunas (se a caixa de seleção estiver marcada) ou das letras das colunas, caso contrário.
Para os fins desta introdução, presumiremos que você deseja classificar pelo conteúdo da célula (Valores das células no menu suspenso Classificar em) e, na caixa final, você pode selecionar a ordem em que deseja classificar. mudam, dependendo do tipo de dados na coluna que está sendo classificada, por exemplo, de A a Z para texto, do menor para o maior para números, do mais antigo para o mais recente para datas e todos os seus opostos.
Em seguida, clique em OK e seu intervalo será classificado.
Aprenda mais sobre Excel: https://www.render.com.br/cursos/excel
Artigo escrito por: Glen Feechan