Detalhamento de conexão no SOLIDWORKS 2022


O que é o detalhamento da conexão?

O detalhamento da conexão é a principal forma de união de vigas e colunas na engenharia estrutural. Eles são componentes fundamentais do projeto estrutural e trabalham para transferir cargas, reduzir o movimento e fornecer estabilidade.

Você normalmente os verá usados ​​em edifícios com estrutura de madeira e aço como placas, ganchos e suportes, geralmente aparafusados ​​e / ou soldados aos membros estruturais.

Assista ao vídeo (em inglês) nesse link:

https://www.solidsolutions.co.uk/blog/2021/12/connection-detailing-in-SOLIDWORKS-2022/?jwsource=cl

Para compreender suas propriedades mecânicas e desempenho, vigas estruturais e conexões podem ser simuladas no SOLIDWORKS.

Que conexões posso adicionar no SOLIDWORKS?

O SOLIDWORKS 2022 vem com algumas placas e suportes de amostra para você começar, mas você pode criar qualquer elemento de conexão que desejar!

É tão simples quanto criar um arquivo de peça e definir algumas referências de posicionamento dentro dele. Orientaremos você no processo – pegamos este estábulo com estrutura de madeira que criamos com Sistemas Estruturais e adicionou alguns elementos de conexão a ele.

Conexões de amostra do SOLIDWORKS

Como você cria elementos de conexão no SOLIDWORKS?

Projete seu elemento de conexão – pode ser uma peça que você mesmo projeta e fabrica, ou uma peça padrão que você adquire. Assim como com perfis de soldagem, podemos construir nossa própria biblioteca de detalhes de conexão. Aqui estamos trabalhando com um cabide de aço para vigas de madeira.

Existem duas maneiras principais de criar conexões no SOLIDWORKS: com configurações ou dimensões.

Com as configurações, podemos estabelecer uma variedade de formas diferentes que se encaixam nas referências de posição comum e escolher entre elas em um menu suspenso.

Usar dimensões nos permite alterar dimensões específicas do elemento de conexão durante o posicionamento. Os dois podem ser combinados para um nível adicional de controle.

Como definir elementos de conexão no SOLIDWORKS

Depois de modelados, os elementos de conexão precisam ser definidos. Definir elementos de conexão nos permite especificar faces e recursos para uso ao inseri-los e posicioná-los em estruturas.

Tendo habilitado a guia Sistema Estrutural e selecionado Definir Elemento de Conexão para transformar uma peça padrão do SOLIDWORKS em um elemento de conexão, especificamos nosso tipo de posicionamento de conexão.

O tipo de posicionamento determina quantas referências de posição podemos selecionar. As conexões finais usam apenas uma referência primária para a extremidade de um membro estrutural, enquanto a conexão genérica nos fornece mais flexibilidade no posicionamento.

Com três referências para escolher, selecionamos aquelas que fazem mais sentido para o posicionamento. Nossa referência primária é o plano ao qual a conexão se encaixa, e selecionando o plano certo como a referência secundária assegurou-se de que o suspensor permaneceria centralizado sobre os elementos estruturais. A referência terciária seria usada para determinar a posição vertical da conexão.

Os tipos de mate podem ser selecionados no Property Manager para as referências – coincidente mates eram apropriados neste caso, mas também podemos escolher entre mates concêntricos e paralelos, dependendo da forma de um membro estrutural e do tipo de conexão.

Propagação de recursos nos permite selecionar recursos que desejamos que tenham influência sobre outros corpos quando a conexão for inserida. Isso é útil quando temos orifícios em um elemento de conexão que também cortam os membros estruturais ou os atravessam.

Selecionamos os recursos a serem propagados da janela de visualização e do menu suspenso da árvore do gerenciador de recursos, antes de salvar e fechar o arquivo. Arquivos de elemento de conexão não podem ser abertos ao tentar inseri-los.

Em seguida, criamos um elemento de conexão com a opção de dimensões. Na guia dimensão, podemos criar grupos de dimensões nomeadas que podemos alterar quando inserimos a conexão.

Renomeamos as dimensões desejadas no esboço para algo lógico e criamos grupos apropriados para elas ao definir o elemento de conexão.

Grupos de dimensão para elementos de conexão no SOLIDWORKS 2022

Os grupos de dimensões são um ótimo recurso se você precisar ajustar manualmente o tamanho de uma conexão enquanto visualiza a estrutura ou se estiver trabalhando com várias dimensões flexíveis; no entanto, as configurações são recomendadas para manter os tamanhos consistentes em todos os modelos.

Com nossos elementos de conexão criados, é hora de adicioná-los à nossa biblioteca.

Onde está a pasta do elemento de conexão?

Todos os elementos de conexão criados precisam ser copiados para a pasta Sistema de Estrutura – Elementos de Conexão. Isso normalmente está localizado dentro de seu C: Drive> Arquivos de programa> SOLIDWORKS Corp 2022> SOLIDWORKS> dados.

Recomendamos a criação de uma estrutura de pastas simples para se manter organizado. As pastas de nível superior serão Padrões e devem incluir apenas arquivos de peças.

Biblioteca de conexão do SOLIDWORKS

Inserir elementos de conexão no SOLIDWORKS

Quando se trata de inserir elementos de conexão em um projeto, o SOLIDWORKS 2022 o tornou excepcionalmente simples.

Abaixo da guia Sistemas Estruturais nós selecionamos Inserir elemento de conexão. Um menu semelhante ao de Soldagem é exibido no Gerenciador de propriedades.

O menu padrão navega pelas pastas de nível superior na pasta de elementos de conexão, o modelo é o nome do arquivo, e o Tamanho é determinado pelas configurações dentro de uma parte do elemento de conexão.

Assim que escolhermos nosso tamanho, poderemos posicionar o elemento. Selecionar a guia de posicionamento inicia o localizador de referência primário. Essas referências estão relacionadas ao que definimos ao criar os elementos.

Inserir conexões no SOLIDWORKS 2022

Ao selecionar referências, os planos dos membros estruturais tornam-se visíveis para fácil seleção. Escolhemos as faces apropriadas para cada referência, ajustamos os alinhamentos e adicionamos quaisquer deslocamentos conforme necessário.

Esboço de corte nos permite selecionar quais corpos queremos ser afetados pelos cortes propagados, então selecionamos nossos vários membros estruturais que precisavam de furos para cortá-los.

Os elementos de conexão ficam na árvore do gerenciador de recursos como novos recursos e podem ser editados para alterar ou modificar o elemento de detalhamento e a posição. Esteja ciente de que o detalhamento da conexão atualmente só é compatível com os membros estruturais criados em Sistemas Estruturais e não com corpos de soldagem.

Com o SOLIDWORKS 2022, é simples adicionar e manipular detalhes de conexão em estruturas. Confira a renderização do produto acabado depois de passar nosso modelo pelo SOLIDWORKS Visualize para ver todo o poder do SOLIDWORKS 2022.

Presépio renderizado com Visualize 2022

Aprenda mais sobre SolidWorks: https://www.render.com.br/cursos/solidworks

Artigo escrito por: Solidsolutions

Compartilhe e curta!