Que tal aplicar um pouco dos conhecimentos de Física?

Aposto que você já pensou em várias alternativas criativas para economizar o combustível do seu carro.

Pois aí vão algumas dicas que facilitam a sua vida, e nada mais são do que um pouco de conhecimento sobre as leis básicas de mecânica.

Para começar, vamos pensar num princípio muito simples: a resistência do ar. Bem, se você se lembrar das aulas de física, vai imaginar o professor falando para desprezar a resistência do ar. Na vida real não podemos desprezá-la tão facilmente.

blog - render - Economizando Combustível

Quando você anda de carro, e está com a janela aberta, sente aquela brisa a baixas velocidades. Porém, conforme a velocidade aumenta, aquela brisa se transforma num barulho irritante, não é verdade?

 

Conforme a velocidade aumenta, o atrito aerodinâmico da resistência do ar faz com que o consumo de combustível seja maior. Isso acontece porque a resistência do ar é uma força contrária ao movimento que o carro realiza. Fica a primeira dica: janelas fechadas chegam a diminuir cerca de 10% do consumo a velocidade constante.

Outra dica muito bacana: diminua a velocidade! Além de aumentar o risco de acidentes, cerca de metade da energia térmica que o motor gasta para mover o carro é usada contra o atrito aerodinâmico. Por isso, quanto maior a velocidade, maior a força que a resistência do ar fará sobre o carro, e maior o gasto de energia.

 

E aquele tanto de malas que você leva, e sabe que vai usar somente metade do que está lá dentro? Pense duas vezes antes de levar pesos desnecessários para sua viagem. Quanto maior for a massa do veículo, mais energia será necessária para acelerar o carro.

 

Você também deve ter ouvido aquele mito de que descer colinas no ponto morto reduz o gasto de combustível. Papo furado caro Renderiano! Desça engrenado, e quando for subir, acelere antes de iniciar a maior acentuação. Isso também diminui o gasto de combustível.

 

E sobre arrancadas e freadas bruscas, evite-as ao máximo! Você só forçará mais o motor do seu carro, sem contar o mico que você pagará, caso faça isso sem necessidade aparente.

blog - render - Economizando Combustível 2

Lembre-se do seu pai falando: troque a marcha! Exatamente. Andando na marcha errada você aumenta o consumo energético do veículo também.
Outro ponto importante: mantenha sempre os pneus calibrados! Quanto maior a área do pneu que estiver em contato com o atrito de rolamento, maior o gasto de combustível.

 

Além disso, andar com a mecânica em dia não faz mal para ninguém e acaba economizando a longo prazo. Andar com as velas gastas e o filtro de ar entupido também são fatores que influenciam no gasto desnecessário de combustível.

 

A Render Multimídia está lançando o Curso Física Fundamental: Movimento Retilíneo. Acompanhe nos próximos lançamentos, e entenda mais alguns princípios das Leis da Mecânica!

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *