Aprenda tudo sobre Detalhamento de Projeto Mecânico – Normas ABNT

Um objeto pode ser descrito de várias maneiras: por exemplo, através de um nome, de um desenho livre (artístico), ou de um desenho técnico. Enquanto o desenho livre pode ser interpretado de forma diferente entre indivíduos, o desenho técnico deve assegurar interpretação uniforme. Quando este representa um produto voltado para mecânica dizemos, então, que se trata do Detalhamento de um Projeto Mecânico.

Mas você sabe dizer o que é Detalhamento de Projeto Mecânico?

parag.1

Projetar consiste tanto em formular um plano para a satisfação de uma necessidade específica, quanto em solucionar um problema. Se tal plano resultar na criação de algo tendo uma realidade física, como por exemplo, uma máquina, então o produto deverá ser funcional, seguro, confiável, competitivo, utilizável, manufaturável e mercável.

Para atingir tais características é necessário rigor na representação das ideias de projeto.

No caso de Projetos Mecânicos, entende-se como um conjunto de tarefas complexas, as quais permitem atingir a elaboração de um sistema mecânico, partindo-se de uma série de requisitos técnicos e chegando-se ao design do produto que se deseja construir.

Sendo assim, o detalhamento do projeto mecânico, consiste em passar para o papel as ideias constituídas pela capacidade criativa do projetista.
Com mais concisão e precisão, podemos estabelecer que projeto mecânico é um plano, constituído por ideias, com desenho e descrição, de uma construção a ser realizada.

Entretanto, essas ideias não podem vir ao papel na forma de simples ilustrações e anotação dispostas aleatoriamente, segundo a vontade daquele que constituiu o projeto. Esse conceito possui razões muito claras, vejamos:

Sendo o projeto um conjunto de ideias que objetivam solucionar um problema técnico, constituído de um procedimento sistemático e metodológico, é coerente que essas ideias sejam detalhadas de forma inequívoca.

De maneira prática, no que diz respeito aos desenhos de projeto mecânico, isto é, dos produtos ou peças mecânicas que se deseja fabricar, é imprescindível que estejam rigorosamente representadas. Ou seja, os desenhos e anotações devem estar de acordo com uma série de padrões regulamentados em inúmeras normas de cunho nacional e até mesmo internacional, cujo objetivo em comum é parametrizar tanto a execução, como a interpretação dos desenhos de peças mecânicas.

Desenho-Tecnico-02

Todo esse cuidado tem por finalidade assegurar que os projetos sejam inequívocos de dubiedades, ou seja, que não gerem confusão de interpretação. Essa precisão na interpretação é necessária, uma vez que, após finalizado o projeto, ele é encaminhado para a produção, onde deve ser corretamente interpretado e executado.

Estes fatos sinalizam a importância do profissional que conhece as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as quais parametrizam os projetos mecânicos no Brasil.

Por esse motivo, disponibilizamos o Curso de Detalhamento de Projetos Mecânicos com Padrão ABNT, o qual possibilita ao aluno ter contato indireto com todo o conteúdo estabelecido rigorosamente conforme o padrão de inúmeras normas da ABNT e, em alguns casos, com referência no sistema de normas ISO (“International Organization for Standardization”).

Capa_blog

Dentre os muitos assuntos do curso, apresentamos os temas principais: projeções ortogonais, cortes, seções, cotagem, tolerâncias dimensionais, tolerâncias geométricas, indicações de estados de superfícies, juntas soldadas e elementos de máquinas para fixação e para transmissão.

Este é um importante passo para que você se torne um excelente Profissional da área. Então, junte-se aos alunos da Render! Tenha um aprendizado empolgante e mostre mais esta competência para o Mercado.

 

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

5 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *