O que é Imagem Vetorial?

Quando se trabalha com ilustração digital existem duas categorias de imagens: as imagens vetoriais e as imagens em bitmap. Mas o que isso significa?

As imagens em bitmap são compostas por combinações de pixels. Pixels nada mais são do que pontos de cor muito pequenos que em conjunto compõem uma imagem. São os pontos que vemos quando efetuamos zoom em um valor muito alto sobre uma fotografia, por exemplo.

Flor_llorona1

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flor_llorona.jpg

Enquanto as imagens vetoriais são criadas a partir de combinações matemáticas e geométricas entre a ligação de pontos e segmentos de linhas sobre um plano bidimensional.

Assim, na composição dos desenhos, enquanto com imagens de bitmap novos pixels devem ser criados, em vetores basta repetir o mesmo padrão matemático. Em consequência disso, diferentemente das imagens em bitmap, vetores não perdem qualidade quando redimensionados.

Bart_Simpson1

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bart_Simpson

À primeira vista, o trabalho com vetores pode parecer bastante complexo, com geometria e combinações matemáticas, porém, estes cálculos e combinações são criados automaticamente pelos softwares de ilustração, durante o próprio processo de ilustração, tornando o trabalho extremamente simples.

Como já foi dito anteriormente, as imagens vetoriais são criadas pela combinação de pontos e segmentos de linha. Ao trabalhar com o software Adobe Illustrator, os pontos são chamados de pontos âncora e durante o trabalhado de ilustração são adicionados a eles as linhas de direção, que auxiliam o ilustrador durante a criação de curvas. Basta clicar sobre o ponto de uma das linhas de direção e arrastar para que o segmento de linha seja curvado, de acordo com o movimento do mouse.

Isso chama-se Curva de Bezier, em que a curvatura da linha é definida por cálculos gerados pelo software.

A Curva de Bezier pode produzir formas diversas e é muito utilizada durante a produção de ilustrações vetoriais, permitindo traços fluidos e bem definidos.

bezier1

Fonte: http://www.grimaldos.es/cursos/imgdig/ilus/vect/bezier1.png

Por poderem ser redimensionadas sem perder qualidade, assim como pela praticidade durante sua criação, as imagens vetoriais são muito utilizadas em produções de design.

Aprenda a produzir e trabalhar com imagens vetoriais com os cursos Render:

Illustrator CC Fundamentos

Illustrator – Exemplos Práticos

Illustrator para Moda

 

Fontes:

http://chocoladesign.com/desvendando-a-composicao-vetorial

http://www.sgrafico.com.br/biblioteca/PRE-IMPRESAO/Illustrator%20CS.pdf

 

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *