Importância e benefícios do CakePHP

O mundo do desenvolvimento de aplicativos da web está repleto de várias plataformas, linguagens de programação e sistemas; cada um com seus benefícios e desvantagens. Embora existam várias estruturas de desenvolvimento web, como Django, Ruby on Rails e Node.JS; a plataforma de desenvolvimento web de fato, mesmo nos dias de hoje, é PHP. A configuração de estoque do PHP é arcaica, com vários paradigmas e conceitos modernos de programação ausentes do sistema. No entanto, a extrema modularidade do PHP permite que os desenvolvedores criem suas próprias estruturas e soluções da Web sobre a linguagem. Algumas das estruturas PHP mais populares incluem Laravel, Yii PHP Framework, Symfony PHP Framework e CakePHP. A partir de 2018, o CakePHP é uma das estruturas da Web mais populares para o desenvolvimento de soluções personalizadas de gerenciamento de conteúdo e soluções de redes sociais integradas para várias organizações. Para um grande número de aplicativos Web de alta qualidade, o desenvolvimento do CakePHP tornou-se o principal suporte de desenvolvedores em todo o mundo.

O que é o CakePHP?

CakePHP é um framework PHP de código aberto que utiliza a abordagem MVC (Model-View-Controller) para o desenvolvimento de aplicativos da web. A estrutura é altamente inspirada no conceito Ruby on Rails e recebeu elogios por sua simplicidade e extensibilidade. O CakePHP tem sido amplamente utilizado por empresas de software da Fortune 500, como Cisco e Corel Inc., bem como por outras organizações, incluindo fabricantes de antivírus BitDefender, concessionária de carros autotrader.com e revista de moda masculina Mens Health.

Benefícios do Framework CakePHP

O CakePHP oferece uma infinidade de benefícios para os desenvolvedores em comparação aos módulos arcaicos tradicionais de desenvolvimento PHP. Algumas das características, vantagens e benefícios mais importantes do CakePHP são:

  • Padrão MVC: CakePHP permite modelos; com uma classe de modelo específica que pode ser usada para inserir, atualizar, excluir ou ler dados do banco de dados. O subsistema de visualização lida com a renderização de dados na tela enquanto o controlador processa e responde a eventos, além de modificar dados antes de interagir com os modelos. Esse sistema permite uma separação fácil da lógica do aplicativo da Web da apresentação, o que torna o desenvolvimento mais rápido para aplicativos grandes e sites complexos.
  • Mapeamento Relacional de Objetos: O CakePHP suporta mapeamento relacional de objetos, o que melhora a maneira como os desenvolvedores podem criar aplicativos da Web facilmente. O mapeamento objeto-relacional deduz-se de uma técnica de programação, especialmente na programação orientada a objeto, onde cada objeto é mapeado para um tipo de dados específico usando um modelo relacional, e o tipo de dados pode ser facilmente modificado para se adequar aos requisitos do desenvolvedor.
  • Detecção automática: A alegria do desenvolvimento do CakePHP é o esforço mínimo gasto pelo desenvolvedor na configuração do sistema. Todo subdiretório e seu conteúdo dentro do diretório acessível são detectados automaticamente pelo CakePHP, incluindo scripts personalizados. O desenvolvedor só precisa configurar o banco de dados e suas conexões com o CakePHP, e a estrutura cuida do resto.
  • Extensibilidade: Um dos maiores benefícios das linguagens de programação modernas é sua extensibilidade através de módulos, bibliotecas e plug-ins. Isso garante que, para grandes partes do código, o desenvolvedor não precise “reinventar a roda” e escrever funções e classes do zero. A natureza modular do CakePHP permite que os desenvolvedores reutilizem o código, com módulos e componentes adicionais facilmente integrados pela estrutura usando seu kit de ferramentas de detecção automática.
  • Suporte ao Ajax: aplicativos da Web modernos geralmente precisam trocar dados entre o cliente e o servidor, mesmo enquanto o aplicativo está sendo executado no navegador. O PHP tradicional atualiza a página toda vez que novos dados são recebidos do servidor: uma enorme desvantagem para o desenvolvimento de aplicativos baseados na Web, como planilhas, processadores de texto e clientes de e-mail. O Ajax permite a troca assíncrona de dados e tornou-se uma prática padrão para desenvolvedores da Web criar aplicativos da Web ricos e imersivos. O CakePHP suporta nativamente o AJAX e pode ser usado de várias maneiras, incluindo formulários, eventos e até eventos de relacionamento de modelo.

Conclusão

Com os aplicativos da Web modernos se tornando tão ricos em recursos e complexos quanto seus equivalentes móveis e de desktop, os benefícios proporcionados por uma estrutura da Web moderna, como os esforços de desenvolvimento do Cake PHP consideravelmente, acrescentam conceitos e paradigmas de programação modernos a linguagens como PHP, dando vida nova neles.

Veja nossos cursos de Tecnologia da Informação: https://www.render.com.br/areas/tecnologia-da-informacao

 

Artigo escrito por: Sunny Chawla

Compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.