Sala de Engenharia: Laminação de Roscas

As roscas de parafusos manufaturados por processo de conformação plástica geralmente também são obtidas através deste mesmo tipo de processo, especificamente através de laminação, utilizando-se ferramentas como: pentes de laminação, rolo e segmento (setor) ou dois rolos.

A obtenção da rosca através de laminação passa, basicamente, por 3 etapas, iniciando-se com a formação, seguida da limpeza e, por fim, a calibração.

A Figura 1, na sequência, apresenta o processo de laminação de roscas utilizando pentes, onde pode-se observar que o parafuso passa entre os dois pentes, sendo um fixo e outro móvel. O movimento do pente móvel possibilita o giro do parafuso e a geração da rosca em todo o corpo do parafuso. Na etapa (1) pode-se visualizar o pino na posição inicial dos pentes. Na etapa (2) visualiza-se o pente móvel no final de seu curso de movimento e o parafuso com a rosca desejada (2).

pente
Figura 1: Esquema do processo de laminação de rosca utilizando pentes de laminação
Fonte: Groover (2010)

 

Na Figura 2, a seguir, apresenta-se um exemplo de laminação de rosca em um parafuso utilizando pentes de laminação.

pentes 1

Figura 2: Laminação de rosca em parafuso utilizando pente de laminação
Fonte: Sacma Group (2012b)

 

Os pentes de laminação são adquiridos conforme catálogos de fabricantes, especificados de acordo com o comprimento e a espessura do pente fixo e do pente móvel.

Na laminação de rosca utilizando rolo e segmento (setor), apresentada na Figura 3, a seguir, o segmento é fixo e o rolo gira, formando a rosca no parafuso. O segmento desgasta cerca de 3 vezes mais que o rolo, pois, como o rolo gira, ele usa área circunferencial maior, desgastando menos durante o mesmo tempo de uso do setor.

 

rolo e setorFigura 3: Laminação de rosca utilizando rolo e setor
Fonte: http://www.kamax.com/en/expertise/manufacturing/

 

Existe ainda a possibilidade de laminar a rosca utilizando dois rolos girantes, conforme mostrado na Figura 4, na sequência. Neste processo, os dois rolos giram, tracionando o material, e o parafuso passa entre estes dois rolos girantes, adquirindo a rosca. Este processo é bastante utilizado para a laminação de rosca em barras.

 

rolos

Figura 4: Processo de laminação de rosca utilizando dois rolos
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=NOK-Rra_MRo

 

Referências Bibliográficas:

 

GROOVER, Mikell P. Fundamentals of Modern Manufacturing: Materials, Processes and Systems. 4 ed. United States: John Wiley & Sons, Inc, 2010.

SACMA GROUP. Ingramatic: The Winning Technologies. Disponível em: <http://www.sacma.ru/file/download/Guida%20Sistema_INGRAMATIC_ING-TED.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2015.

 

Rosenilda Rodrigues de Souza
___________________________
Engenheira Mecânica

br.linkedin.com/in/rosenildasouza

Artigos Relacionados

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.