Como renomear arquivos do SolidWorks sem perder referências na montagem

Neste breve tutorial aprenderemos a renomear arquivos do SolidWorks sem perder referências na montagem.

SW14

Quando trabalhamos com montagens, é muito importante ter os arquivos em uma mesma pasta com os nomes corretos para facilitar a organização. Porém, mesmo tendo esses arquivos em uma pasta, ao renomear um deles pelo método padrão do Windows, a montagem não reconhecerá mais esse arquivo e pedirá para procurá-lo. Nessa etapa, teremos que localizar o diretório onde o arquivo modificado está e então selecioná-lo.

Não é possível localizar arquivo

Talvez você já passou por essa situação e pensou que o SolidWorks deveria reconhecer de forma automática o arquivo com o nome modificado, porém não sabia como fazer isso.

Esse tutorial resolverá este problema, basta seguir os passos mostrados:

• Ao renomear um arquivo que faz parte de uma montagem, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e acessar a opção SolidWorks – Renomear. Em versões muito antigas não será exibida essa opção.

renomear arquivo

• Agora basta escolher um novo nome para o arquivo, deixando marcado a checkbox Atualizar local de uso.

nova janela para renomear

Confirme, e abra a montagem. Nenhum problema será exibido em relação à referência do arquivo renomeado.

Obs.: Esse procedimento também se aplica para arquivos que tenham referências em detalhamentos.

Muito bem, para aprender mais e novas ferramentas do SolidWorks, acesse a página de cursos e pacotes da Render.

 

http://www.render.com.br/cursos/solidworks

http://www.render.com.br/curso/aprender/solidworks-profissional

Imagem cursos

Este post tem 6 comentários

  1. Olá, tenho uma dúvida.. Recentemente o solidworks começou a apresentar um problema que até então não apresentava e eu não modifiquei nenhuma configuração que pudesse ocasionar tal situação.

    Toda vez que faço uma montagem e renomeio os itens dessa montagem, quando eu a abro novamente ele não me pede para localizar o arquivo, simplesmente o exclui (O nome do arquivo anterior fica presente na árvore, porém apagado e com a plaquinha amarela com ponto de exclamação na frente).
    Sabe como posso fazer para que ela peça novamente para reconhecer os arquivos renomeados ?

    Desde já, agradeço !

  2. Olá RAFAEL RODRIGUES. Tente clicar com o botão direito no arquivo com problema (na árvore de projetos do SW), e escolha a opção “Unsupress” e então clique em “Browse for file” e localize o arquivo correspondente. Outra opção é clicar novamente com o botão direito no arquivo com problema e escolher a opção “Replace”. Clique em “Browse…” e localize o arquivo, depois só confirmar. Talvez se não for exatamente o arquivo usado na montagem, dará erro de posicionamento, mas basta ajudar. Espero ter ajudado.

  3. Aislan, obrigado de coração pela sua dica. Realmente funcionou para montagem, a peça voltou e na mesma posição de antes.

    Só tenho mais um problema, o arquivo que eu ja havia detalhado ainda não reconhece a peça, quando eu o abro aparece as linhas tracejadas das figuras e eu não achei nada parecido com “Cancelar Supressão” para voltar o desenho. Tem como voltar a peça com as cotas ja do jeito que estava, ou eu tenho que realmente detalhar de novo ?

  4. Olá RAFAEL RODRIGUES. Que bom que ajudou! Mas sem eu simular esse problema seu não vou conseguir entender direito. Se possível mande um e-mail para suporte@render.com.br aos meus cuidados, juntamente com os arquivos em questão. Mas acredito que refazer o detalhamento seja mais viável no momento.

  5. Saudações,
    Uso a versão professional 2017, porém isso não aparece quando clico com o botão direito.
    Sabe como posso ativar isso?

  6. minha máquina deixou de aparecer esta funçao de renomear arquivos com o solidworks no windows explorer, alguem sabe como fazer para voltar a aparecer?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu