6 apps para organizar os estudos no celular

Conheça 6 apps para organizar os estudos no celular e melhorar a sua organização. Aprenda a montar um cronograma de estudos com aplicativos!

Que a tecnologia ajuda a tornar a nossa vida mais fácil, todo mundo já sabe. E a educação é uma das áreas que mais têm visto os impactos dos avanços tecnológicos dos últimos anos.

O modo como os estudantes aprendem e interagem com o conhecimento mudou. E, é claro, uma consequência direta dessas novidades é que a maneira como os estudos são planejados e organizados também já não é mais a mesma.

Hoje em dia, é comum que alunos de todas as idades usem apps para organizar os estudos no celular. Mas quais são os melhores? E quais são as suas principais funções? Para saber mais e conhecer os 6 principais aplicativos, continue lendo!

1. Evernote

O aplicativo Evernote é um organizador de estudos muito conhecido, o que atesta a sua utilidade para estudantes de todos os níveis. Nele, os alunos podem:

  • Fazer anotações;
  • Salvar links de leitura e páginas web;
  • Criar listas de tarefas;
  • Digitalizar documentos.

Além disso, o app pode ser sincronizado ao Google Calendar e a diversos outros apps, o que ajuda a integrar toda a vida dos estudantes. Ele também está disponível para desktops e, na versão gratuita, pode ser sincronizado em até 2 dispositivos.

O aplicativo conta com três versões: a gratuita, um pouco mais limitada, mas suficiente para atender às necessidades básicas de estudo; a personal, indicada para um grupo pequeno de pessoas; e a professional, indicada para grandes times.

2. Notion

O Notion se tornou um dos apps queridinhos da atualidade, justamente porque a sua versão gratuita é uma das mais completas do mercado. Nele, é possível:

  • Criar páginas personalizadas de anotações;
  • Construir planos de estudo;
  • Criar linhas do tempo;
  • Separar conteúdos usando tags diferentes;
  • Criar listas de tarefas;
  • Criar boards de tarefas.

Ou seja: ele permite que um estudante organize toda a sua vida de maneira dinâmica e com um design minimalista. A versão gratuita ainda conta com uma memória bastante extensa, que permite fazer upload de imagens e documentos para o app.

No entanto, o Notion não permite a sincronização com calendários externos ao app, e também não tem políticas de segurança de dados muito severas. Assim, recomendamos que os estudantes não indiquem informações sensíveis, como senhas ou dados bancários, dentro do aplicativo.

3. Trello

O Trello é um organizador de estudos muito conhecido e também usado por alunos e empresas para estruturar melhor os processos. Sua usabilidade é baseada no método kanban, e é muito simples: consiste em um painel geral separado em diferentes colunas.

Em cada uma delas, a pessoa pode indicar o que quiser: tarefas pendentes, em andamento e concluídas, por exemplo. Também é possível separá-las por tags, usar filtros, acrescentar imagens e listas de tarefas, etc.

O uso é totalmente gratuito e o app pode ser encontrado tanto na versão para celular, quanto na versão desktop.

4. GitMind

Para os estudantes que preferem estudar por mapas mentais, o aplicativo para organizar estudos GitMind pode ser uma boa opção. Nele, os usuários podem:

  • Criar mapas mentais a partir de imagens;
  • Criar apresentações de slides a partir dos mapas mentais;
  • Trabalhar em times.

O app também possibilita organizar as anotações em listas que podem, então, se transformar em mapas. Assim, ele é uma alternativa interessante para quem precisa de representações visuais ou simplesmente acha mais fácil conectar pontos de forma dinâmica.

O aplicativo permite a criação de até 10 mapas mentais na sua versão gratuita. A versão paga pode ser cobrada mensalmente ou anualmente e já não tem limitação na quantidade de mapas que podem ser criados.

5. Forest

O Forest é um aplicativo de monitoramento de foco cujo principal objetivo é ajudar estudantes a se concentrar em tarefas específicas. Nele, você planta uma árvore sempre que inicia uma tarefa na qual precisa se concentrar.

Quanto mais tempo você passa sem usar o telefone, mais a sua árvore cresce e mais pontos você ganha. Ao usar o telefone e, consequentemente, sair do aplicativo, a sua árvore morre e é preciso recomeçar.

Aos poucos, o usuário pode construir uma floresta diversificada e desbloquear novas árvores. Embora a premissa do aplicativo seja muito simples, ele é muito eficaz — sobretudo porque ver as árvores mortas na floresta não é nada agradável.

O aplicativo só está disponível na versão paga, mas existem versões similares a ele nas diferentes lojas de apps. Ele também possui uma extensão para o Google Chrome.

6. Be Focused

Assim como o Forest, o Be Focused é um aplicativo que visa auxiliar estudantes a se concentrar mais. Ele se baseia no método pomodoro de estudo, ou seja, é um relógio que intercala intervalos curtos de produtividade e de descanso — em geral, 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso.

A versão gratuita atende muito bem às necessidades dos estudantes, possibilitando até a customização dos intervalos de tempo. No entanto, o app também conta com uma versão pro.

Por que usar um app para fazer cronograma de estudo?

Usar um app para organizar estudos pode ser uma maneira de tornar esse processo mais dinâmico, mais eficiente e, de modo geral, mais simples. Algumas das vantagens do uso de apps são:

  • Praticidade: os aplicativos são fáceis de usar e de carregar por aí, e estão sempre literalmente na palma da mão.
  • Automatização: os apps têm lembretes automáticos, sons e controles que nos fazem cumprir uma rotina de estudos com mais facilidade.
  • Customização: com aplicativos, é possível organizar as tarefas de acordo com as nossas necessidades, além de escolher apps que se adaptem ao nosso aprendizado, tornando o processo mais simples.

Por isso, não descarte usar apps para organizar os estudos no seu celular. Em vez disso, conheça as opções e selecione as mais adequadas para o seu dia a dia.

Compartilhe e curta!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.