A Apple, conhecida pelo design simples e usabilidade, se tornou ícone de bom gosto. Muito disso se deve ao designer inglês Jonathan Ive, que projetou muitos produtos da marca seguindo os 10 princípios do bom design de Dieter Rams. Além dele, Jasper Morrison, outro designer inglês, reconhece a influência de Rams em seus trabalhos.
Dieter Rams é considerado um dos mais influentes designers do século XX. Nascido na Alemanha e formado em arquitetura na Escola de Wiesbaden, em 1955 foi contratado pela empresa alemã de eletrônicos Braun, onde atuou como arquiteto e designer de interiores.
Um dos principais objetivos de Dieter Rams no design era criar produtos úteis e de fácil operação, porém, ele fez muito mais. Rams revolucionou a indústria com suas teorias e aplicações do funcionalismo no design.
Rams ficou conhecido pelos 10 princípios para o bom design que criou e seguiu nas suas criações e hoje são usados por milhares de designers em todo o mundo:
Conheça os 10 princípios para o bom design:
Bom design é inovador
Pensar além do óbvio, reinventar. O desenvolvimento tecnológico sempre oferece novas oportunidades para um design inovador.
Bom design faz um produto ser útil
De nada adianta se o produto não for útil.
Bom design é estético
Um produto com bom design satisfaz as necessidades psicológicas e estéticas do usuário contribuindo para o seu bem-estar.
Bom design torna um produto compreensível
O produto deve ser autoexplicativo e intuitivo. As formas e elementos que compõe um produto devem expressar como ele funciona.
Bom design é discreto
Um produto com bom design é neutro, não atrapalha e não prevalece.
Bom design é honesto
Ninguém gosta de ser enganado, um produto com bom design não faz promessas que não pode cumprir.
Bom design é durável
Dura anos e até décadas, pois não se prende à moda.
Bom design se preocupa com os mínimos detalhes
Detalhes mínimos fazem toda a diferença. Cuidado e precisão no processo de design mostram respeito com o consumidor.
Bom design se preocupa com o meio ambiente
O bom design contribui com a preservação do meio ambiente no processo de fabricação e durante todo o ciclo de vida do produto.
Bom design é menos design
“Menos, mas melhor” (RAMS, Dieter). Um produto com bom design é simples e atemporal, pois se detém aos aspectos essenciais.
Referências: