Quem pensa que o SketchUp é uma ferramenta para iniciantes criarem suas maquetes eletrônicas está muito enganado. Apesar de ser um software extremamente simples de se usar em um primeiro momento, o SketchUp vem sendo aprimorado cada vez mais através de plug-ins com ferramentas para os mais diversos usos.
A Render acaba de lançar seu novo curso de SketchUp, que aborda a modelagem de uma maquete eletrônica residencial com linguagem direcionada diretamente aos arquitetos, pois utiliza o programa para estudar as possibilidades de projeto. Neste curso foram utilizados alguns plug-ins, como o 1001 Arqchitectural Tools, com excelentes ferramentas de criação de escadas, paredes, esquadrias e telhados, que seriam bem mais trabalhosos se modelados da maneira tradicional.
Além dos plug-ins para modelagem arquitetônica (que é o foco principal do SketchUp) é possível encontrarmos outros recursos de utilização do software como simulações de Física, através do script SketchyPhysics.
Este script começa a possibilitar a utilização do SketchUp para animações com movimentos sofisticados. Outra utilização importante deste tipo de iniciativa é a educação. Imagine ensinar física para crianças através de animações 3D?! Já vimos em outros posts do blog que podemos utilizar o Algodoo para este fim, mas ele só possibilita visualizarmos simulações em 2D. Aliando uma coisa à outra, podemos ter um sistema de ensino muito mais dinâmico.
Aproveitando a ideia de utilizarmos o SketchUp para o ensino, vale a pena conferir as possibilidades do uso do software para o ensino de Urbanismo. Qual estudante de arquitetura nunca perdeu horas e horas pintando mapas e transformando dados urbanísticos em possibilidades de adensamento?
O Modelur, outro plugin para SketchUp promete revolucionar o estudo de Urbanismo. Através de dados que podem ser retirados do Plano Diretor local, como gabarito, recuos e afastamentos, é possível estudarmos as possibilidades de adensamento de uma região. O próprio software nos indica quando estamos extrapolando a legislação.
Na linha de estudos de projeto e urbanismo podemos destacar ainda o uso do SketchUp para simulações energéticas de edifício, recurso que pode ser um diferencial em seus projetos. Em tempos de responsabilidade ambiental, a utilização de ferramentas que possam prever os controles de insolação e consumo de energia elétrica, aliados a propostas de integração BIM são uma tendência de mercado e em breve farão parte dos escopos de todo trabalho de arquitetura.
Se todas essas possibilidades do uso do SketchUp ainda não convenceram você, dê uma olhada no vídeo a seguir e confira como o uso deste software pode ajudá-lo em seus projetos. Fique atento aos cursos da Render para o ano de 2012 e aprenda boa parte dos assuntos que citamos neste post.