O Brasil nunca viu tantas construções, reformas e ampliações como nos últimos anos. Isso tudo graças ao incentivo do governo ás áreas de habitação. Graças aos financiamentos hoje o brasileiro tem maior facilidade para adquirir sua casa própria.
Isso tudo gerou uma grande demanda de serviço nas áreas de engenharia, arquitetura e construção, e com isso passaram a existir profissões que antes não existiam como a dos cadistas. Os cadistas são responsáveis por confeccionar o desenho de um determinado projeto utilizando softwares específicos como o AutoCAD.
No que diz respeito da remuneração, o salário inicial de um cadista gira por volta dos R$ 1.000,00 variando de acordo com a região, evidentemente. Em uma cidade onde a demanda de serviço é maior, a remuneração também será maior.
Para os que trabalham por conta própria, também conhecidos como free lancers, esse valor oscila de acordo com os trabalhos realizados. Mas depois de estabelecida uma boa grade de contatos e clientes, o “salário” pode ser bem atrativo, em muitos casos ultrapassando o valor de um emprego fixo.
Entretanto quem opta pela segunda opção, de trabalhar como free lancer, necessita tomar alguns cuidados. Por exemplo, é importante saber que quando se é autônomo é necessário pensar em uma forma de aposentadoria, seja ela privada ou pelo INSS. Então, para que o desenhista não tenha problemas financeiros, deve optar por alguma forma de garantir seu futuro.
Na verdade, este bom momento que o país vive hoje tem trazido benefícios para muitos e é importante enxergar as oportunidades quando aparecem. Portanto, se você gosta de arquitetura, construção, engenharia, desenhos e computadores, esta pode ser a profissão certa para você!