Nos dias 29 e 30 de Agosto, aconteceu em São Paulo a segunda edição da Greenbuilding Brasil, uma conferência internacional e exposição voltada para a construção civil ecológica, ou simplesmente, “construção verde”.
Durante os dois dias do evento, empresas de arquitetura, engenharia e ciência mundiais, debateram sobre as melhores práticas e principais tendências para o setor de construções sustentáveis. A Greenbuilding Brasil reuniu aproximadamente 1.000 pessoas entre expositores, palestrantes, arquitetos, engenheiros, e consultores.
Algumas das novidades apresentadas na exposição deste ano:
Tinta a base de água:
A Sherwin Willians apresentou a tinta Ecoflex, lançada no ano passado, que reúne acabamento, impermeabilizante e, por ser elástica, acompanha o “movimento” da parede, sendo capaz de corrigir pequenas fissuras e rachaduras. É feita a base de água, o que garante a redução na emissão de VOC (Volatile Organic Compounds), o teor de solventes orgânicos voláteis contidos na tinta.
Telhado Ecológico:
A fabricante de tintas Hydronorth apresentou um revestimento impermeabilizante para telhas e coberturas. O produto, chamado Telhado Branco, forma uma membrana plástica que reflete a luz solar, evita desgaste das construções e ainda ajuda a diminuir o consumo de energia elétrica, uma vez que o ambiente pode ficar até 6ºC mais fresco, diminuindo o uso de ar condicionado. Essa emulsão aplicada à cobertura também é capaz de “repelir” sujeira e resíduos da poluição.
Luminária ecológica de baixo consumo
A empresa Itaim de São Paulo desenvolveu uma luminária baseada na tecnologia LED. Trata-se de um mini reator capaz de controlar a temperatura e a intensidade da luz, melhorando o aproveitamento energético. O LED emite uma temperatura de luz muito menor do que as lâmpadas comuns. Outro lançamento da empresa, é a luminária ecológica, também utiliza a tecnologia LED e consome apenas 4 watts. Segundo a empresa, os produtos deverão estar disponíveis em breve no mercado.
Maiores informações: http://www.expogbcbrasil.org.br/