Profissão: Arquiteto!

Quem nunca ouviu falar em “qualidade de vida”? Ouvimos esta expressão o tempo todo em todo os tipo de mídias. Buscamos cada vez mais a dita “qualidade de vida”, nos alimentando melhor, praticando exercícios físicos, e deixando velhos hábitos, como o tabagismo, para trás.

Mas se ter qualidade de vida é viver melhor, então também é morar melhor, nos relacionarmos melhor com a cidade, é aproveitar os espaços públicos, é ter formas de lazer gratuitos.

Quem, em um domingo de sol já não se propôs a ir a um parque urbano com os filhos? Quem não quis ir à pracinha tomar um sorvete?  E quem você acha que planeja esses espaços?!

Bem vindo à profissão Arquiteto! Além de projetar casas (a maioria das pessoas pensa que só fazemos isso) o profissional de arquitetura também ajuda a planejar a sua cidade. A profissão do Arquiteto lida diretamente com a qualidade de vida. Foi-se o tempo em que para ser arquiteto bastava saber desenhar um croqui.

Hoje, com o crescimento das cidades e o “boom” imobiliário, cada vez mais se exige do arquiteto um conhecimento multidisciplinar. Não basta projetar o edifício, é preciso saber qual o impacto dele com seu entorno. Não basta saber qual o impacto urbano, é preciso minimizar suas consequências, através de estudos cada vez mais aprofundados de conservação de energia, insolação, ventilação, melhores práticas no canteiro de obras e reciclagem de materiais.

Cada vez mais ouvimos falar em Arquitetura Sustentável. A profissão de Arquiteto (e Urbanista) lida diretamente com a sustentabilidade e tem um papel fundamental na consciência ecológica das próximas gerações. Ser arquiteto é muito mais do que fazer projeto. É contribuir para a melhoria do espaço urbano, é buscar novos métodos e tecnologias, é mostrar diferentes formas de aproveitamento de espaço, é procurar sempre a inovação, exercendo a criatividade para que as pessoas vivam melhor.

Este profissional atua muito mais diretamente no nosso modo de vida do que supomos. Ainda que não saibamos, em algum momento do nosso dia, ou na nossa casa, ou na nossa rua, no modo como pegamos o ônibus, ou na forma como a rua se une com aquela pracinha onde tomamos sorvete, o trabalho do arquiteto está lá.  Claro que é muito mais simples percebermos sua atuação quando vemos um ambiente totalmente planejado por um arquiteto que trabalha com Interiores, ou quando aquele outdoor na esquina mostra um novo edifício que será lançado em breve.

Mas a ideia de que o arquiteto “coloca a cereja no bolo” deve ser desfeita. Esse profissional está muito presente no nosso dia a dia. E precisa estar cada vez mais antenado, estudar cada vez mais e se especializar nos novos conceitos de moradia e qualidade de vida urbana.

Para você Arquiteto, fica a homenagem da Render ao seu dia. E aproveite para continuar se especializando com nossos cursos da área de Arquitetura. Para o próximo ano teremos ainda mais novidades, aguarde!

Related Posts with Thumbnails

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *