A diferença entre o AutoCAD e o SolidWorks

O SolidWorks é o que chamamos de modelador sólido “paramétrico” usado para projetos 3D. Paramétrico significa que as dimensões podem ter relações entre si e podem ser alteradas a qualquer momento durante o processo de design para alterar automaticamente a peça sólida e qualquer documentação relacionada (blueprint). O AutoCAD, no entanto, é principalmente uma ferramenta de design 2D, com alguns recursos 3D limitados. É muito simples comparado a qualquer modelador sólido paramétrico (embora o 3D seja aprimorado no AutoCAD 2007). A Autodesk (fabricante do AutoCAD) produz um produto quase idêntico ao SolidWorks, chamado Inventor, que é um programa paramétrico para o design de peças e montagens sólidas.

O SolidWorks é um programa CAD mecânico 3D (projeto auxiliado por computador) executado no Microsoft Windows. Os arquivos do SolidWorks usam o formato de arquivo de armazenamento estruturado da Microsoft. Isso significa que existem vários arquivos incorporados em cada SLDDRW (arquivos de desenho), SLDPRT (arquivos de peça), SLDASM (arquivos de montagem), com sub-arquivos de visualização de bitmaps e metadados. Várias ferramentas de terceiros podem ser usadas para extrair esses subarquivos, embora em muitos casos os subarquivos usem formatos proprietários de arquivos binários. O SolidWorks é um modelador de sólidos baseado em parasólid e utiliza uma abordagem paramétrica baseada em recursos para criar modelos e montagens. Os parâmetros se referem às restrições cujos valores determinam a forma ou a geometria do modelo. Os parâmetros podem ser numéricos, como comprimentos de linha ou diâmetros de círculo, ou geométricos, como tangente, paralelo, concêntrico, horizontal ou vertical. Parâmetros numéricos podem ser associados um ao outro através do uso de relações, o que lhes permite capturar a intenção do projeto.

O AutoCAD é, assim como o SolidWorks, um aplicativo de software de Desenho Assistido por Computador para desenhos em 2D e 3D. O AutoCAD foi um dos primeiros programas de CAD a serem executados em computadores pessoais, principalmente no computador pessoal da IBM. Naquela época, a maioria dos outros programas de CAD era executada em computadores mainframe ou mini computadores conectados a um terminal de computador gráfico para cada usuário. As primeiras versões do AutoCAD usavam entidades básicas como linhas, poli-linhas, círculos, arcos e texto para, finalmente, construir objetos mais complexos. Desde então, o AutoCAD começou a oferecer suporte a objetos personalizados por meio de sua API (Application Programming Interface) desenvolvida em C++.

O AutoCAD moderno inclui um conjunto completo de ferramentas básicas de modelagem sólida e 3D. Com o lançamento do AutoCAD 2007, a modelagem 3D aprimorada viu a luz, o que significa melhor navegação ao trabalhar em três dimensões. Também ficou mais fácil editar modelos 3D. O mecanismo mental ray foi incluído na renderização e, portanto, agora era possível fazer renderizações de qualidade. O AutoCAD 2010 introduziu funcionalidade paramétrica e modelagem de rede. Neste momento, o AutoCAD é executado apenas nos sistemas operacionais Microsoft Windows. Está disponível nas versões de 32 e 64 bits. O AutoCAD pode ser executado em um emulador ou camada de compatibilidade, como VM-ware Workstation ou Wine, embora vários problemas de desempenho possam surgir se você trabalhar com objetos 3D ou desenhos grandes.

A escolha de um sistema que funcione para você depende apenas do tipo de trabalho que você deseja executar. Muitos especialistas dizem que o SolidWorks é mais eficaz ao trabalhar em projetos tridimensionais e que o AutoCAD é o caminho para o projeto bidimensional.

Artigo escrito por: Jason Kay

Compartilhe e curta!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.