Existem vários caminhos para se criar maquetes eletrônicas, sejam elas imagens do modelo 3D, animações, passeios virtuais interativos ou até mesmo passeios em 360 graus.
Com o avanço da tecnologia em software e hardware muitas coisas foram criadas para encurtar o tempo em criar a maquete, em suas várias etapas como: construir o modelo 3D; definir texturas; iluminação; humanização do modelo 3D e renderização para gerar a imagem final ou gerar a animação / filme da maquete. Também têm etapas de finalização como usar editores de imagem ou mesmo de vídeo.
Neste sentido vamos sugerir alguns caminhos para que você possa criar a sua maquete eletrônica de forma menos trabalhosa.
Algumas perguntas devem ser feitas para que possamos definir o caminho dos trabalhos:
- Você tem somente os desenhos 2D?
- Já têm os modelos 3D?
- Para que finalidade será a maquete eletrônica: animação, imagens para folders, interação?
- A que nível de detalhe é a espectativa do contratante? Ele tem alguns exemplos?
- Qual a previsão de entrega?
Exemplos de qualidades de imagens para o cliente
Em cada questão também podem ser levantados outros pontos, por exemplo, se for animação 3D: serão cenas somente externas ou internas? Já possui um roteiro ou Storyboard? Quanto tempo de animação?
Estas simples questões nos permitem saber o que precisamos, planejar de forma simples as etapas e entregar o trabalho para o cliente no prazo certo.
A agilidade em fazer o trabalho também passa por conhecer bem os softwares que possibilitam isto, as técnicas de uso dos mesmos, e um computador que suporte as tecnologias do software. Estamos falando desde softwares CAD como também de animação 3D, renderização e finalização.
Os softwares CAD mais conhecidos, destinados a arquitetura e construção, são: AutoCAD, Revit, SketchUp, ArchiCAD e Vectorworks.
Softwares de animação e renderização mais conhecidos são: 3ds Max, Maya, Blender, Lumion, Artlantis e V-Ray.
Softwares de finalização podemos citar aqueles que você fará algumas edições finais, seja em imagens ou vídeos: Photoshop, Premiere, FinalCut ou similares.
Existem várias soluções, mas o intuito deste artigo é mostrar um caminho que traga resultados rápidos e que agrade seus clientes.
Vamos exemplificar em alguns cenários prováveis:
1 – O cliente tem somente as plantas bidimensionais da arquitetura em AutoCAD, e deseja ter algumas imagens em 3D do edifício para promoção e venda.
Sugestão 1: Se você tiver um bom conhecimento e agilidade no AutoCAD poderá fazer tudo nele sem precisar de outro software, incluindo a renderização.
Sugestão 2: Se você tiver conhecimento no Sketchup, o trabalho de construção da maquete pode até ser mais rápido que no AutoCAD, pois o Sketchup tem uma interatividade maior com o operador, possibilitando maior rendimento em modelar em 3D. E para renderizar, use um software que dê produtividade ao trabalho, no caso, o Lumion que permite uma interação muito boa em criar a humanização dos ambientes e renderização final.
2 – O cliente trabalha com um software BIM, como exemplo o Revit e deseja fazer a animação de partes internas e externas do edifício destinado a promoção e venda.
O Revit possui várias ferramentas para criar a renderização do modelo 3D, com um bom nível de qualidade. Se feito de forma correta, a partir do momento que o arquiteto definiu o modelo 3D e definiu todos os materiais utilizados, todas as texturas já teriam que estar aplicadas. Ou seja, para criar boas imagens o Revit já tem as ferramentas adequadas, mas talvez ainda falte, por exemplo, incluir plantas e objetos para humanizar e melhorar as vistas internas e externas. Como o cliente deseja criar uma animação talvez o Revit não tenha todos os recursos de câmeras ou qualidade de renderização que se deseja.
Sugestão 1: Usar o Revit para humanizar, incluindo vários modelos de plantas, móveis, etc. Criar vários caminhos de câmeras, gerar as animações renderizadas e usar um software de edição de vídeo para criar o filme final.
Sugestão 2: Dependendo da qualidade final que seu cliente deseja, seria importante usar outro software, que aproveitasse o modelo 3D do Revit e fizesse o trabalho de humanização e renderização. Para isso temos o Lumion e Artlantis que são bem interativos e rápidos para renderizar animações, com uma qualidade superior que o renderizador do Revit.
3 – O cliente deseja incluir na animação a simulação de pessoas andando, carros, trens e outros efeitos especiais. Neste caso ele já possui o modelo 3D feito no AutoCAD.
Sugestão 1: Usar um software de Animação 3D que permita criar estes efeitos e que tenha ferramentas para este tipo de aplicação. Como exemplo o 3ds Max é um dos softwares mais usados para esta finalidade e possui diversas ferramentas para animação. Nele você pode importar o modelo 3D do AutoCAD, e usar diversos recursos para humanizar, animar e renderizar. O céu é o limite. Para isto é necessário que você tenha um bom conhecimento dos recursos do 3ds Max. Veja alguns dos cursos abaixo:
Citamos alguns casos, mas na prática se conhecer 2 ou 3 softwares bem, e ter também um conhecimento de fotografia para enquadrar as cenas no que realmente precisa mostrar, conseguirá entregar trabalhos fabulosos.
Para iniciar seu aprendizado
Para quem deseja iniciar ou mesmo aprimorar o que já sabe, criamos o pacote de Cursos apRender+ Maquete Eletrônica. Esta é uma maneira bastante interessante de aprender vários assuntos da área e dar um “ponta pé”, muito bem dado. Com estes conhecimentos você poderá desenvolver ótimos trabalhos para o mercado.
Nele você aprenderá desde o desenho técnico arquitetônico, ao AutoCAD para criar e editar desenhos 2D, ao Skechup para levantar/criar o modelo 3D, e ao Artlantis e Lumion para criar a renderização e animação 3D com um ótimo nível de qualidade.
Matricule-se já e tenha um conhecimento para criar maquetes eletrônica de forma rápida e profissional.