Luminotécnica – A Iluminação melhorando os ambientes

Muitas pessoas nunca ouviram falar do termo Luminotécnica. Este é o termo dado a utilização da iluminação quando trabalhada de forma à valorizar ambientes, de acordo com técnicas e estudos.

Na prática, um Projeto Luminotécnico procura ressaltar características do ambiente, como por exemplo, ampliar ou reduzir a sensação do tamanho do espaço, valorizar texturas ou quadros em uma parede ou valorizar um produto em uma vitrine.

Utilizando a iluminação é possível criar diversos efeitos cênicos, melhorando a percepção dos ambientes. Dependendo da sua função, é possível criar uma hierarquia do espaço, valorizando pontos do projeto arquitetônico ou mesmo modificando ele totalmente, apenas mudando os pontos de luz e tipos de lâmpadas.

Luminotenica-01Luminotenica-02 Luminotenica-03

Geralmente o projeto luminotécnico é feito por arquitetos, por ser um projeto complementar ao projeto arquitetônico e de interiores, mas existem outros profissionais da área civil, como projetistas e engenheiros, que também podem trabalhar com este tipo de projeto.


Pensando em abrir um leque de opções a esses profissionais, e considerando que os cursos de luminotécnica costumam acontecer apenas nos grandes centros, a Render traz o curso online Luminotécnica Essencial. Com um curso online, é possível que arquitetos, estudantes e profissionais da área possam adquirir os conhecimentos iniciais e necessários para fazer os cálculos de um projeto luminotécnico.

Este curso aborda desde os conceitos iniciais de luz e iluminação, passando pelas técnicas de iluminação de ambientes, os efeitos que podem ser conseguidos com a aplicação de luz, tipos de lâmpadas e luminárias, até a utilização do Softlux para o cálculo de projetos luminotécnicos.

Entre no nosso site e conheça um pouco mais sobre o curso Luminotécnica Essencial. Aprenda com a Render e ilumine ainda mais seus projetos.

 

Acompanhe a Revista Lume Arquitetura e fique por dentro das últimas novidades da área de Iluminação.

Lume - Arquitetura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.